Publicado em 11/09/16

Gaspacho por Milena Sandoval

gaspacho

Quem já visitou o sul da Espanha com certeza experimentou, ou ao menos conheceu o gaspacho. Refúgio dos espanhóis nos dias escaldantes de verão, essa sopa fria a base de tomate, pão “dormido” e muito azeite, é nada além de delícia e frescor!

Prato representativo da Andaluzia, região que carrega em sua história a influência e o peso da cultura moura, o nome gazpacho, de origem árabe, significa “pão encharcado” e incorpora a culinária espanhola desde o séc XVII, quando a comida autêntica de raiz nasce da terra e da necessidade de alimentar uma força numerosa de trabalhadores com os ingredientes que estavam disponíveis.

Trata-se de uma comida simples e barata, que com o tempo foi se integrando perfeitamente aos princípios da cozinha andaluz como um todo, e há muito deixou de ser exclusividade dos plebeus.” fonte: O Atlas Gastronômico, Uma Volta Ao Mundo Em 40 Cozinhas, página 79, Nina Hollland.

Sevilha, com suas avenidas ladeadas por laranjeiras, é parte importante do berço dessa receita tradicional, mas há muitas variações dela. Córdoba, por exemplo, incorpora ao prato creme de leite e ovo, que por vezes recebe outro nome, o salmorejo. A influência da culinária moura não morreu com a expulsão dos invasores muçulmanos e berberes. Ela continua moldando a cozinha andaluz, e foi pegando carona nela que decidi homenagear essa fusão cultural acrescentando páprika defumada ao meu gaspacho andaluz, especiaria que não compõe a receita original, mas que deu um toque especial a nossa sopa de verão.

Coloque a Andaluzia moura no roteiro do seu próximo destino na cozinha e refresque-se! Se você quiser brincar com especiarias e ervas, cominho e manjericão são bem vindos!

GASPACHO ANDALUZ
Ingredientes para 5 porções:
– 1 dente de alho;
– 1/2 cebola;
– sal a gosto;
– 1/2 pimentão verde;
– 1/2 pepino;
– 6 tomates italianos maduros;
– 3 colheres de sopa azeite de oliva de boa qualidade;
– miolo de pão.

Opcionais: páprika, cominho, manjericão

Mode preparo: Simples! Bata tudo com mixer ou liquidificador até obter a consistência de um creme rústico. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Milena Sandoval
Médica, baiana nascida na Chapada Diamantina, fui menina que cresceu com o pé no chão, no meio de hortas e pomares e que sempre gostou de comer. Tudo! Hoje, tenho duas grandes paixões: viagem e culinária. E que delícia é juntar as duas coisas!

CATEGORIAS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos