Publicado em 19/02/16

Autor

 

Mafra
Prof. André Mafra, foto Flavia Lamego

Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos países mais importantes e relevantes no cenário das especiarias e condimentos, como: Turquia, Marrocos, Índia, Israel, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia. Empresário desde 2004, atua na área de Qualidade de Vida e Bem-Estar. Como professor docente do Método DeRose tem ministrado cursos e workshops por diversos estados do Brasil, além de outros países na América do Sul e Europa.

Atualmente é Presidente da Federação do Método DeRose do Estado de São Paulo e também colunista da revista Dolmã.

Sobre o livro e o tema

Com uma narrativa leve e descontraída, os textos escritos pelo autor, têm como pano de fundo um pouco dos relatos e curiosidades das viagens pelos palcos de grandes conflitos e conquistas que ocorreram em um largo período histórico. Uma jornada por cidades, vilas, praias, fortes, castelos, portos e mercados de diversas partes do mundo.

Tenda em Merzouga Marrocos
Prof. André Mafra em Merzouga sudeste de Marrocos

Falar de especiarias é descrever sobre as relações entre os homens e os primórdios das relações comerciais internacionais em grande escala. Cobiçadas como ouro na época dos descobrimentos, as especiarias motivaram as grandes navegações do passado rumo a territórios desconhecidos. Envoltas em lendas, as especiarias fascinaram homens do Oriente e do Ocidente. De curas milagrosas ao simples requinte de uma cor diferenciada em um prato, podiam também funcionar como elemento de distinção social.

Todos os textos e postagens fazem parte do projeto do livro: O Sabor das Especiarias de André Mafra

Locais já explorados pelo autor

No Brasil, São Paulo (SP), Itú (SP), Rio de Janeiro (RJ), em Portugal, as cidades de Lisboa, Porto, Cintra, Mafra, Viseu e Belmonte; na Espanha, Madrid, Barcelona, Córdoba, Sevilha, Granada, Marbella, Algeciras, Zaragoza e Toledo; Na Turquia, a capital Ankara, Istambul e Goreme; no Marrocos, Tânger, Assilah, Merzouga, Tinghir, Marraquesh e Fès; Em Israel, Jerusalém, Telaviv e Akko, na Índia em Nova Délhi, Agra, Jaipur, Khajuraho e Rishkêsh; No Irã, Shiraz, Isfahan, Varzaneh, Kashan, Tehran; Lemassos e Larnaca no Chipre. Na China, Beijing, Xian, Lago Lugu, Lijiang, Chengdu, Macau, Hong Kong,  além de Amsterdã na Holanda, Paris na França; Atenas na Grécia e Veneza na Itália. Todos lugares que direta ou indiretamente possuem relevância na história dos condimentos.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas