Publicado em 06/09/20

Mafra responde curiosidades sobre o Projeto Sabores & Destinos

O livro Sabores & Destinos – uma viagem pela história das especiarias faz uma imersão no universo dos condimentos, ervas e temperos – e, por consequência, nos primórdios da cultura e das próprias relações humanas. São quase 300 páginas, com uma narrativa leve que traduz os mais relevantes fatos históricos, descreve povos e costumes de diversos países, além da explanação detalhada de dezenas de condimentos, especiarias e ervas aromáticas com fotos lindíssimas. Para saber mais visite saboresedestinos.com.br

IMG_1260

Como resultado de uma extensa pesquisa, coletei uma série de perguntas e temas que me foram sugeridos. Vamos a eles!


Quando este livro vai sair? To ansioso!

O livro será impresso entre o final de setembro de 2020 e o início de outubro.

Como começou o projeto?

Como professor do DeRose Method fui descobrindo a paixão por uma alimentação mais consciente, mais refinada e saborosa. Depois por obras como a de Eduardo Bueno (A viagem do descobrimento) e outras… nas quais senti-me inspirado a estudar mais sobre a história das especiarias com o diferencial de programar viagens para todos esses lugares.

Las fotos son suyas? Hay historias de los mercados y el comercio de especias?

Sim, todas as fotos do projeto são únicas e preparadas para as mídias, livro impresso, instagram, facebook…As fotos das viagens são do autor ou de participantes das jornadas. As fotos de especiarias são de Karina Cordeiro especialmente para o projeto.

Quais foram os fatos mais hilários pelos quais o autor passou durante essa jornada?
Tiveram muitos “causos”. Vários estão descritos no livro.

El libro ya fue publicado? es solo para integrantes de la red Derose Method? Son recetas y condimentos extraídos de viajes a la india… o a otras partes del mundo?

Está quase. É um projeto aberto para qualquer pessoa. Já pode adquiri-lo em saboresedestinos.com.br.  Além da Índia, são descritos condimentos de várias partes do mundo.

O ponto focal é o livro?
Sim, mas além dele há cursos presenciais e online (já disponíveis no site).

Gosto muito de conhecer fatos históricos e culturais relacionados com as especiarias. Isso me chamou bastante atenção no questionário.

Você vai amar o livro. Vai com fé!

Quando/como o autor percebeu que se interessava por especiarias e fez o link desse interesse com o interesse por viagens.

Desde muito novo gosto de cozinhar. O prof. DeRose foi o grande incentivador para que eu me interessasse. Viajar aos locais históricos virou minha obsessão, todos os anos programava um destino que me levaria a cumprir essa paixão.

A relação das especiarias com as dinâmicas sociais dos povos.

Este é um dos temas mais tratados no livro.

Como juntar fatos históricos especiarias e receitas?

Estudar especiarias é obrigatoriamente ir ao passado, conhecer povos e sua história. O livro não possui receitas, achei mais produtivo separar o conteúdo de receitas para o site e cursos.

Sobre o projeto eu não sei, mas se as páginas tivessem cheiro de baunilha, seria incrível!

HAHAHHAH, seria incrível realmente! Adoro baunilha também!

Vai rolar receita?

Receitas estarão no site e curso online (Como usar as especiarias na gastronomia).

Você enviaria o livro físico para a Ásia? 🥰

Irei para a Ásia em 2021. Posso levar.

O que o levou pesquisar sobre essas especiarias??

Paixão por comer bem e viajar.

Mais ou menos quantas especiarias são descritas?

Quase 80.

Gostaria de saber mais sobre os cursos. 
Já estão disponíveis no Combo Prato Cheio e Banquete no site saboresedestinos.com.br

O livro já está à venda?

Sim, no site saboresedestinos.com.br, com entrega para outubro. Pré venda com condições especiais, em qualquer combo você ganha uma surpresa. Comprando na plataforma você já acessa o conteúdo dos cursos online hoje mesmo.

Onde adquirir as especiarias? Onde é a fonte de conhecimento do autor.

Em viagens visitando bazares e mercados. Depende de cada cidade. A bibliografia está no final do livro, são mais de 80 livros.

Tenho interesse em ser nutricionista, mas não tenho certeza se esse conteúdo me agregaria a algo nesse momento, achei interessante e curioso sobre o projeto.

Certamente agregaria.

Quais países o autor viajou?

Em Portugal, as cidades de Lisboa, Porto, Cintra, Mafra, Viseu e Belmonte; na Espanha, Madrid, Barcelona, Córdoba, Sevilha, Granada, Marbella, Algeciras, Zaragoza e Toledo; Na Turquia, a capital Ankara, Istambul e Goreme; no Marrocos, Tânger, Assilah, Merzouga, Tinghir, Marraquesh e Fès; Em Israel, Jerusalém, Telaviv e Akko, na Índia em Nova Délhi, Agra, Jaipur, Khajuraho e Rishkêsh; No Irã, Shiraz, Isfahan, Varzaneh, Kashan, Tehran; Lemassos e Larnaca no Chipre. Na China, Beijing, Xian, Lago Lugu, Lijiang, Chengdu, Macau, Hong Kong,  além de Amsterdã na Holanda, Paris e Clermont-Ferrand na França; Atenas na Grécia e Veneza na Itália. Todos lugares que direta ou indiretamente possuem relevância na história dos condimentos.

  Fatos interessantes dos povos visitados, sua cultura, e seus anseios.

Está tudo no livro!

Fazer uma análise de cada tempero, seus benefícios à saúde além da curiosidade do que este ingrediente representa para aquele povo e para outros países ao redor do Mundo.

As descrições vão bem por essa linha, porém fui cuidadoso no quesito saúde. Há muitas descrições fantasiosas sobre os condimentos.

Se o livro possui muitas fotos, ilustrações e mapas.
Muitas fotos, o livro é todo colorido com dezenas de imagens belíssimas!

Quanto tempo levou o projeto todo do livro até a finalização ?

8 anos.

Qual o paralelo das especiarias com as invasões e colonizações?

Total relação. Estudar especiarias é estudar a história da opressão e colonialismo.

Comidas ou lugares que surpreenderam pela qualidade/sabor, apesar de vc não botar fé pelo local, apresentação, ou entorno…

Índia e China certamente. Duas culturas muito diferentes com paradigmas de culinária muito característico.

Ele é um livro de receita ou de viagens?

Mais do que isso. A abordagem do livro é diferente de tudo que você já viu no mercado. Trata-se de uma viagem  pelos locais mais relevantes na história das especiarias no qual descrevo o que aconteceu por lá, minhas experiências no local e as especiarias que encontrei.

O livro fala se combinações de especiarias e temperos benéficas à saúde?

O livro mostra muitas mesclas de temperos. Não há mescla que faça mal à saúde, o que muda são os seus ingredientes que podem atuar em uma ou outra área.

Quando vc diz “projeto” quer dizer o projeto do livro?
O livro faz parte do projeto que é composto também de cursos, palestras, workshops, e-book e outros.

Mais informações sobre o que estudamos no colégio a respeito dos caminho das índias e como surgiram as especiarias como moeda, a parte científica da composição dessas especiarias, os efeitos no corpo, que povos as usavam e para que servem.

Trato bastante do processo histórico e suas curiosidades, suas origens e aplicação gastronômica.

Efeitos das especiarias na nossa saúde e estados emocionais

Sim, são abordados, sempre com as precauções devidas.

Historias sobre as pessoas encontradas no caminho: suas famílias, como cozinham em casa, seus costumes, em que parte da casa comem, como colocam a mesa, comem com a mão ou talher, o que os temperos significam para eles no contexto mais intimo (cheiros de infância, lembranças, etc), etc. Uma visão maia antropológica e cultural.

Excelentes pontos! Viajar de verdade é conhecer pessoas! Minhas melhoras experiências neste sentido foram no Irã.  Este nível de detalhes que você perguntou são descritos em palestras presenciais.

Gostaria de saber sobre origem dos temperos fazendo um link com povos e culturas.

O livro aborda bem essas temas.

Quero também ser provedor de conteúdo, Quero comprar para minha empresa distribuir para funcionários ou fornecedores.

Contacte-me por e-mail no andre.mafra@derosemethod.org e fechamos uma condição especial. Espero seu material.

Se os destinos escolhidos seguem uma ordem pré determinada ou não…

Sim. De acordo com os acontecimentos históricos. As cruzadas (Veneza, Clermont-Ferrand, Akko, Jerusalém), Queda de Constantinopla (Istambul), Descobrimentos (Porto, Lisboa, Belmonte, Tanger, Asilah)….entre outros.

Quer saber mais! Entre em contato pelo @prof_andremafra ou andre.mafra@derosemethod.org

 

 

1 pensamento em “Mafra responde curiosidades sobre o Projeto Sabores & Destinos”

  1. O livro Sabores & Destinos – uma viagem pela história das especiarias faz uma imersão no universo dos condimentos, ervas e temperos – e, por consequência, nos primórdios da cultura e das próprias relações humanas. São quase 300 páginas, com uma narrativa leve que traduz os mais relevantes fatos históricos, descreve povos e costumes de diversos países, além da explanação detalhada de dezenas de condimentos, especiarias e ervas aromáticas com fotos lindíssimas. Para saber mais visite saboresedestinos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos