Publicado em 08/03/17
Ramequim de couve-flor com especiarias e cream cheese por Milena Sandoval
PARA A COUVE-FLOR
Modo de Preparo
Lave a couve-flor muito bem sob água corrente. Corte os cabos da couve-flor e transfira os talos para uma tigela com água fria. Reserve Passe no processador ou corte-as de modo rústico.
PARA O MOLHO
Ingredientes
1/2 l de leite;
1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 1/2 colher (sopa) de manteiga;
1/2 cebola descascada;
1 folha de louro;
sal e noz-moscada a gosto;
1 dente de alho bem bicado;
Modo de Preparo
1. Coloque o leite, a cebola descascada , o dente de alho, e a folha de louro numa panela. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue. Retire a cebola e a folha de louro. Desligue o fogo e reserve a panela com o leite.
2. Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa, sem parar, por 3 minutos ou até obter uma pasta bege escuro.
3. Volte a panela com o leite ao fogo baixo e adicione a pasta de manteiga aos poucos. Misture bem com um fouet (batedor de arame), sem parar de mexer. Continue misturando sem parar por 15 minutos ou até que o leite adquira a consistência de molho, mas não muito grosso. Cuidado: se você parar de mexer, o molho empelotará. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.
MONTAGEM
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Disponha os cabinhos de couve-flor sobre uma travessa refratária. Regue com o molho branco e polvilhe com o parmesão ralado.
Outra opção, é simplesmente usar um processador ou a própria faca e cortados em tamanhos pequenos , mas rústicos. E o resto do processo é o mesmo.
3. Leve ao forno preaquecido para gratinar por 20 minutos. Sirva a seguir.
* dica da amo: Eu, particularmente acho super charmoso serem servidos individualmente.
Milena Sandoval @micasandoval
Médica, baiana nascida na Chapada Diamantina, fui menina que cresceu com o pé no chão, no meio de hortas e pomares e que sempre gostou de comer. Tudo! Hoje, tenho duas grandes paixões: viagem e culinária. E que delícia é juntar as duas coisas!