Publicado em 24/06/17

Onde comer e comprar especiarias em Kashan

2017-06-03-11-57-26

Kashan

É daqueles destinos que em geral o viajante apenas passe por ele, afinal a cidade é ponto de passagem para quem vem ou vai para Tehran, mas recomendo que você gaste alguns dias por lá, foi o que fiz e vale a pena. A recomendação do Hostel que fiquei veio do nosso amigo  de Shiraz, o Senhor Abad que é sem dúvida nenhuma o taxista mais gentil do Irã (não fui o primeiro a dizer isso), bem no centro velho da cidade, acabou sendo uma ótima escolha para quem não tinha tanto tempo para desperdiçar. Além das dicas de lugares para comer e comprar condimentos, Kashan é famosa pelas sensacionais mansões e casarões do século XIX dos quais alguns viraram museu, outros restaurantes ou hotéis. Vamos à algumas dicas da cidade para comer bem e colecionar temperos.

Bazar de Kashan

Foi um dos bazares que mais gostei, pois ele consegue manter uma atmosfera tradicional, encontra-se de tudo, inclusive especiarias de todo o tipo e nota-se que o local é um lugar para pessoas da cidade, ainda não alterado pela demanda dos turistas. Ande sem preocupação, explore suas lojas, perca-se em um labirinto que de uma hora para outra nos revela um hamman (antigos banhos) ou um caravansarays – antigos locais de comércio, medersas (antigas centros de estudos religiosos).

2017-06-03-11-37-24
Entrada do Grande Bazar de Kashan

Passeando pelos seus corredores comprei gergelim preto, zeresh zereshk – berberis vulgaris – um pequenino fruto ácido e seco e também nasrim.  Por lá conheci o Malek Café – Malek Café | کافه ملک , um local escondidinho onde tomei uma deliciosa limonada preparada com água de rosas, pétalas de rosa, açafrão e zereshk. Excelente!

2017-06-03-12-53-52
Limonada no Malek Café no Bazar de Kashan

Khan historical Bathroom / Hamman-e Khan +98 31 5545 2572 – Localizado dentro do bazar de Kashan, este interessante local por muitos anos foi um hamman antigo local de banho e hoje é um agradável restaurante. Impossível não passar horas comendo sem pressa, sentados sobre um tapete esperando chegar as delícias da culinária persa. Para aqueles que querem pratos sem carnes há possibilidade de alterações ou adaptações. Pedimos um kookoo um tipo de hambúrguer de ervas, acompanhado de berinjelas, batatas e um agradável omelete.

2017-06-03-13-32-22
Entrada do Khan Historical Bathroom with traditional serving

Kashan e a água de rosas

A cidade de Kashan se orgulha por ser provedora da da água de rosas levada para lavar a kaaba, o local em Meca mais sagrado do Islã. Confesso que nos primeiros dias de Irã, tive a sensação que tudo tinha gosto de água de rosas… Quer comprar perfumes, essência, óleo, água de rosas e tudo mais, vá para a Bahmani Rose na Alavi Street, próxima a Tabatabai House.

2017-06-04-13-41-35
Bahmani Rose , loja especializada em essências em Kashan

Sana Historical House – Mokhber Alley Aghabozorgh St FazelNaraghi Street  +98 31 55246395

2017-06-04-15-00-11Trata-se de um antigo casarão reformado que pode ser visitado ou para se hospedar ou oagando uma singela entrada. Se não puder se hospedar, pague a entrada que vale cada rial. Na entrada há um agradável café, onde pode-se tomar um café bom, em geral, o chá é a melhor alternativa, mas no Sana vá sem medo encarar seu cafézinho.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos