Publicado em 25/06/17

Onde comer e comprar especiarias em Isfahan

2017-05-28-20-36-34

Sob a Roda que inexoravelmente eterna e impassível, sem cessar, gira gira, saberás que só existem dois grupo de pessoas felizes: os que tudo sabem e os que não sabem de nada.

Omar Khaayam em Rubayat, página 53

Isfahan é daqueles destinos do sonho de qualquer amante de história. A cidade localizada no centro do páis já teve seus dias de glória durante dois distintos momentos históricos, o primeiro no século XI quando a dinastia seljúcidas fez da cidade sua capital e  viu florescer grandiosos construções arquitetônicas, entre mesquitas, medersas e muralhas.

2017-05-28-19-15-11
Praça Naqsh-e Jahan em Isfahan, foto do autor, maio 2017

O segundo momento foi com Shah Abbas, o Grande que retorna com a capital para Isfahan e deixa monumentos que ainda nos deixam perplexos com a inigualável praça de Naqsh-e Jahan, uma das maiores e mais belas do mundo até hoje e ponto obrigatório para você fazer um pic-nic. Passeando pela praça temos um excelente local para aventuras gastronômicas, entre elas o Bazar e-Borogz.

2017-05-28-19-09-39
Bazar-e Bozorg em Isfahan, foto do autor, maio 2017

Bazar-e Borzorg – O grande bazar parte das laterais da praça Naqsh-e Jahan e se embrenha corredores adentro. As lojas mais próximas da turística praça possuem preços mais elevados e são os destino mais cômodo para quem deseja caminhar pouco. Como quase todos os velhos bazares iranianos, durante sua caminhada encontrará loja de especiarias, comidas, artesanato, mesquitas, caravansarays, medersas, lojas de tecidos, tapetes e tudo que você possa imaginar. Recomendo.

img-20170529-wa0053
Acertando as compras no bazar para o pici nic na praça Nasqh-e Jahan

Hotel Abassi Amadegah St, +98 31 3222 6010 – Trata-se de um destino clássico para os turistas mais precavidos que buscam por conforto e praticidade. No Irã percebi o seguinte fenômeno, os melhores e turísticos hotéis desapontam os estrangeiros acostumados com o padrão internacional, já as guest houses, ou traditional houses constumam agradar aqueles que já buscam algo mais simples e autêntico. Fiquei com a segunda opção e visitei o Abassi para tomar chá e jantar na comemoração do dia do meu aniversário! Foi a refeição mais cara da viagem (19U$S por pessoa), mas bastante acessível se compararmos com restaurantes na Europa.  

img-20170530-wa0001
Jantar no clássico Abassi Hotel em Isfahan, foto do autor, maio 2017

Bairro de Jolfa

A mais conhecida atração histórica do bairro armênio de Jolfa é a Kelisa-ye Vank ou Catedral de Vank, Igreja de São José de Arimatéia. O bairro formou-se de um assentamento de cristãos feito por Shah Abbas, aquele mesmo da praça Nashq-e Jahan, no século XVI e que confirma aidna hoje a boa relação do isalamismo iraniano com os armênios.

2017-05-29-19-06-39
Kelisa-ye Vank ou Catedral de Vank, foto do autor, maio 2017

A arquitetura da catedral impressiona sendo nítida a influências cristãs, islâmicas em sua construção. Além das impressionantes obras, recomendo a visita ao museu ao lado que mostra registros de decretos de Shah Abbas em favor dos armênios, manuscritos, vestimentas, livros e pergaminhos. Destaque para o setor que nos lembra do genocídio causado pelos turcos entre 1915 e 1923.

2017-05-29-19-16-52
Vitrine com os últimos hijabs da moda em loja no bairo armênio de Jolfa

O bairro de Jolfa é um local bastante descolado para os padrões iranianos, trata-se de um região de concentração cristã armênia, onde supostamente há uma maior tolerância, na prática achei tudo muito homogêneo, em toda Isfahan pude sentir um vibe bastante segura e agradável. Há diversas opções de compras, lojas descoladas e caras e muitos restaurantes. Reserve no mínimo um tarde e noite para conhecer Jolfa.

2017-05-29-20-33-02
Arc a cafe and restaurant, foto do autor, maio 2017

Arc a cafe and restaurant -Vank Church St, Jolfa+98 913 303 0385. Foi um dos melhores restaurantes que comemos no Irã. Com pátio externo amplo, o Arc é um local para se comer bem e conseguir fugir dos tradicionais pratos para turistas. Vá com tempo e não tenha pressa para ser atendido.

por André Mafra

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos