Publicado em 31/05/17

Irã – Ciro, o Grande, um dos líderes mais incontestáveis da história

2017-05-26-12-56-12

Ciro é daqueles mais incontestáveis líderes da história, sua influência mudou as fronteiras do mundo  e 2500 anos depois seu nome ainda é lembrado. Além de ter unificado e conquistados tribos distintas em torno de um só poder, tornando-se assim o primeiro rei da Pérsia, Ciro, O Grande entrou para a história por ter participado de fatos que o eternizaram dentro dos textos bíblico e judaicos.

A tomada de Jerusalém pelos Babilônios

A antiga babilônia é o atual território do Iraque e sob a liderança de Nabucodonosor tomaram a cidade sagrada de Jerusalém, além da conquista os judeus ali residentes foram escravizados e forçados ao exílio. Pouco tempo depois da morte de Nabucodonosor, os territórios dos babilônios foram atacados pela poderosa força de Ciro, unificador das tribos persas e consequentemente inaugurador da poderosa dinastia Aquemênida.

2015-06-24-12-41-28
cidade velha de Jerusalém, foto do autor 2016

Com a conquista, os judeus além de libertados também puderam retornar a Jerusalém onde tiveram ajuda para a reconstrução do Templo de Salomão, que por tantas vezes já havia sido derrubado e ainda viria a ser. Para quem não sabe os muros das lamentações é um fragmento de um pavimento externo do antigo templo e que ainda resiste sendo um dos lugares mais sagrados do judaísmo.

2017-05-26-13-21-03
Inscrição cuneiforme em Pasárgada que diz: Eu sou Ciro, reis dos Aquemênidas; Foto do autor

Em Londres, no British museum encontramos o cilindro de Ciru que se trata de um dos mais importantes documentos da história da humanidade, considerado a primeira declaração de direitos humanos que se tem notícia. Além do texto, nele, Ciro, O Grande se intitula Rei dos Reis. Sua tumba pode ser visitada nas cercanias de Shiraz, perto de Persépolis.

Por André Mafra

 

CATEGORIAS: Iran,Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos