Publicado em 31/05/17

Irã – Ciro, o Grande, um dos líderes mais incontestáveis da história

2017-05-26-12-56-12

Ciro é daqueles mais incontestáveis líderes da história, sua influência mudou as fronteiras do mundo  e 2500 anos depois seu nome ainda é lembrado. Além de ter unificado e conquistados tribos distintas em torno de um só poder, tornando-se assim o primeiro rei da Pérsia, Ciro, O Grande entrou para a história por ter participado de fatos que o eternizaram dentro dos textos bíblico e judaicos.

A tomada de Jerusalém pelos Babilônios

A antiga babilônia é o atual território do Iraque e sob a liderança de Nabucodonosor tomaram a cidade sagrada de Jerusalém, além da conquista os judeus ali residentes foram escravizados e forçados ao exílio. Pouco tempo depois da morte de Nabucodonosor, os territórios dos babilônios foram atacados pela poderosa força de Ciro, unificador das tribos persas e consequentemente inaugurador da poderosa dinastia Aquemênida.

2015-06-24-12-41-28
cidade velha de Jerusalém, foto do autor 2016

Com a conquista, os judeus além de libertados também puderam retornar a Jerusalém onde tiveram ajuda para a reconstrução do Templo de Salomão, que por tantas vezes já havia sido derrubado e ainda viria a ser. Para quem não sabe os muros das lamentações é um fragmento de um pavimento externo do antigo templo e que ainda resiste sendo um dos lugares mais sagrados do judaísmo.

2017-05-26-13-21-03
Inscrição cuneiforme em Pasárgada que diz: Eu sou Ciro, reis dos Aquemênidas; Foto do autor

Em Londres, no British museum encontramos o cilindro de Ciru que se trata de um dos mais importantes documentos da história da humanidade, considerado a primeira declaração de direitos humanos que se tem notícia. Além do texto, nele, Ciro, O Grande se intitula Rei dos Reis. Sua tumba pode ser visitada nas cercanias de Shiraz, perto de Persépolis.

Por André Mafra

 

CATEGORIAS: Iran,Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas