Publicado em 13/01/20

13 de janeiro 532 d.C, com ajuda de Teodora, o imperador Justiniano sufoca a Rebelião de Nika em Constantinopla

teodora_justiniano1

Flavio Petrus Abássio Justianiano conhecido apenas com seu último nome  representa o auge do Império Bizantino e suas obras ainda enchem os olhos dos amantes da arte cuja tradição preservou e deu novo fôlego a tradição grega clássica revisitada. As mais expressivas obras do período Justiniano (518 d.C – 610 d.C.) foram  a Cathedra de  Maximiano de  Ravena na Itália e a reconstrução da Hagia Sofia em Constantinopla, atual Istambul na Turquia.

Crédito de imagem de destaque para o site historia y biografias.

Em 532 d.C, mais precisamente em 13 de janeiro, Justiniano, o mais célebre imperador bizantino, chamado de “o último dos romanos” enfrentou o maior desafio de seu império, a revolta de Nika. Seguindo uma antiga tradição herdada dos antigos romanos e muito popular no período bizantino, milhares de pessoas se aglomeravam o antigo hipódromo, cujos vestígios podem ainda serem vistos em Istambul, para as tradicionais corridas de quadrigas. Mas o circo do povo acabou por deflagrar uma imensa revolta protagonizada por dois grupos rivais: os Azuis que defendiam os interesses dos grandes detentores de terras e os Verdes partidários dos interesses dos comerciantes.

Praça do Hipódromo, Istambul, 2014. Foto do autor
Praça do Hipódromo, Istambul, 2014. Foto do autor

O que começou como uma rixa típica, acabou em uma revolta que das arquibancadas tomou conta de todo o hipódromo e por pouco não levou a cabeça do próprio Imperador. Em pânico Justianiano resolveu deixar o hipódromo, mas foi barrado por sua esposa Teodora que decidiu que ele deveria ficar e enfrentar a turbamulta que a esta altura já estavam incendiando a cidade. Muito hábil e corajosa Teodora reuniu os homens da guarda imperial que iniciam um contra-ataque que foi responsável pela morte de mais de 30 mil rebeldes só dentro do Hipódromo sufocando os revoltosos.

2014-06-22-14-50-03
Vista da Hagia Sofia, Istambul, 2011, Foto do autor.

Acalmada a situação, o casal imperial dedica seus esforços para a reconstrução da Hagia Sofia, construindo o que se conhece como a Terceira Basílica.

por André Mafra

Para saber mais…

Vamos entender a Constantinopla de Justiniano

 

 

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas