Publicado em 23/05/22

1 de junho de 1453 – Primeira oração islâmica feita na mesquita de Hagia Santa Sofia

2014-06-22-15-12-09

A Basílica de Santa Hagia Sofia

Sua construção feita pelo imperador bizantino Justiniano no século VI d.C., marcou o clímax da engenharia antiga, tornando-se a obra mais espetacular da antiguidade cristã. A cúpula da basílica era a maior que o mundo havia visto até então, e rezava a lenda que suas portas seriam feitas da madeira da arca de Noé e que suas paredes ainda exalariam o cheiro do almíscar – substância obtida das glândulas odoríferas do almiscareiro macho -, misturado na argamassa da construção.

Hagia Sofia
Hagia Sofia, Istambeul 2014, foto do autor

Foi na Santa Sofia que houve a cerimônia da primeira coroação de um imperador nos moldes cristãos, no caso com Leão I, marcando definitivamente uma nova época na sociedade romana, agora com um caráter oficialmente cristianizado. A “Nova Roma” passou a ser chamada de a “Nova Jerusalém”, demonstrando a sua aspiração a ser também o centro da cristandade na Terra.

Seus arquitetos foram os gregos Anthemius de Tralles e Isidorus de Mileto eternizados na história, afinal sua concepção ainda hoje deixam estupefatos seus visitantes e representou a evolução e poder da cristandade oriental em comparação com o Ocidente, na época tomado pelas invasões de povos estrangeiros, intitulados de bárbaros. Roger Crowley resume o apogeu do Império Romano do Oriente assim: “A infraestrutura da cidade, a força das instituições do Império e a coincidência propícia de líderes ilustres em momentos de crise fizeram o Império Romano Oriental parecer eterno tanto para seus cidadãos quanto para seus inimigos”.

Em 1453,  a sagrada cidade de Constantinopla cai nas mãos do turcos otomanos liderados por Mehmet e como de praxe, o invasor naturalmente profanava os ícones sagradas da cultura submetida e com a Basílica de Santa Sofia, não foi diferente e em 1 de junho de 1453, foi realizada a primeira oração islâmica feita na mesquita de Hagia Santa Sofia.

A Basílica que virou mesquita -seu nome, então, passou a Aya Sofia Camii Kabir ou a Grande Mesquita de Hagia Sophia-, em 1935 virou museu e, já em 2020 voltou a ser mesquita por ordem do conservador Recep Erdoğan, ainda tem em suas paredes as marcas de objetos arrancados dali, resultado dos conflitos entre as duas grandes religiões monoteísta

por André Mafra

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos