Publicado em 01/09/19

1 de setembro de 1444, Mehmet II assume a liderança dos otomanos

Mehmet II

O império Otomano foi um dos maiores poderosos e temidos impérios do mundo, foram eles que em 1453 conquistaram a cidade mais importante da cristandade até então: Constantinopla, o fato de tão relevante marca a mudança da Idade Média para idade Moderna e fecha as portas do Ocidente para o Oriente. Como resultado, os países como Portugal e Espanha lançaram-se ao mar dando início a Era dos Descobrimentos.

O conquistador de Constantinopla foi Mehmet II, saiba um pouco sobre sua história.

Quando Murad II abdicou do poder em 1 de setembro de 1444, seu filho e herdeiro Mehmet tinha apenas 12 anos e acabou por assumir o reino sob tutela. Foi apenas com morte do seu pai em 1451, mais precisamente no dia 18 de fevereiro, é que assumiu oficialmente o cargo de líder dos otomanos, na ocasião, Mehmet não havia sequer completado 19 anos de idade. Antes disso, ordenou o estrangulamento de seu meio irmão, ainda bebê, durante o banho, enquanto distraía a mulher do falecido Alem Hatun, pai da criança[1]. O jovem líder queria mesmo é se livrar de eventuais concorrentes de sucessão ao trono.

Já como sultão, Mehmet resolve avançar sobre a capital bizantina e sitiou a cidade por terra e mar. Com o objetivo de fechar definitivamente a única ligação da cidade com o mar Negro, ergueu a maior fortificação já construída pelos turcos, um castelo de 30 mil metros quadrados, que ficou conhecido como Rumeli Hisar[2], ou Fortaleza da Europa, cuja edificação foi concluída em pouco mais de inacreditáveis quatro meses[3] garantindo aos turco otomanos o domínio total do Bósforo.

Rumeli Hisar ou Fortaleza da Europa constrúida por Mehmet II
Rumeli Hisar ou Fortaleza da Europa constrúida por Mehmet II, foto própria.

A estratégia de isolar a cidade não é novidade nas histórias das guerras. Por volta do V século a.C., Heródoto, historiador grego, narrou a intenção dos persas, sob o comando de Dário, em construir uma ponte entre esses mesmos dois pontos.

[1]             John Freely em O grande turco, páginas 40 e 268, respectivamente.

[2]             Na época chamada de Boghaz-kesen, segundo Sir Steven Runciman em La Caída de Constantinopla 1453, página 136

[3]             A construção iniciou-se em 15 de abril de 1452 e ficou pronta em 31 de agosto.

por prof. André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas