Publicado em 01/09/20

1 de setembro de 1444, Mehmet II assume a liderança dos otomanos

Mehmet II

O império Otomano foi um dos maiores poderosos e temidos impérios do mundo, foram eles que em 1453 conquistaram a cidade mais importante da cristandade até então: Constantinopla, o fato de tão relevante marca a mudança da Idade Média para idade Moderna e fecha as portas do Ocidente para o Oriente. Como resultado, os países como Portugal e Espanha lançaram-se ao mar dando início a Era dos Descobrimentos.

O conquistador de Constantinopla foi Mehmet II, saiba um pouco sobre sua história.

Quando Murad II abdicou do poder em 1 de setembro de 1444, seu filho e herdeiro Mehmet tinha apenas 12 anos e acabou por assumir o reino sob tutela. Foi apenas com morte do seu pai em 1451, mais precisamente no dia 18 de fevereiro, é que assumiu oficialmente o cargo de líder dos otomanos, na ocasião, Mehmet não havia sequer completado 19 anos de idade. Antes disso, ordenou o estrangulamento de seu meio irmão, ainda bebê, durante o banho, enquanto distraía a mulher do falecido Alem Hatun, pai da criança[1]. O jovem líder queria mesmo é se livrar de eventuais concorrentes de sucessão ao trono.

Já como sultão, Mehmet resolve avançar sobre a capital bizantina e sitiou a cidade por terra e mar. Com o objetivo de fechar definitivamente a única ligação da cidade com o mar Negro, ergueu a maior fortificação já construída pelos turcos, um castelo de 30 mil metros quadrados, que ficou conhecido como Rumeli Hisar[2], ou Fortaleza da Europa, cuja edificação foi concluída em pouco mais de inacreditáveis quatro meses[3] garantindo aos turco otomanos o domínio total do Bósforo.

Rumeli Hisar ou Fortaleza da Europa constrúida por Mehmet II
Rumeli Hisar ou Fortaleza da Europa constrúida por Mehmet II, foto própria.

A estratégia de isolar a cidade não é novidade nas histórias das guerras. Por volta do V século a.C., Heródoto, historiador grego, narrou a intenção dos persas, sob o comando de Dário, em construir uma ponte entre esses mesmos dois pontos.

[1]             John Freely em O grande turco, páginas 40 e 268, respectivamente.

[2]             Na época chamada de Boghaz-kesen, segundo Sir Steven Runciman em La Caída de Constantinopla 1453, página 136

[3]             A construção iniciou-se em 15 de abril de 1452 e ficou pronta em 31 de agosto.

por prof. André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos