Publicado em 15/02/18

Curso História e Sabor das Especiarias na Casa do Saber em maio de 2018

capa

Nos dias 9 e 11 de maio, a Casa do Saber organiza o curso História e Sabor das Especiarias,  com o prof. André Mafra.

De tão relevantes no Oriente, algumas especiarias e ervas serviam como elemento de distinção social,  sendo usadas em ostentosas celebrações ou mesmo ingeridas antes de uma audiência com o imperador; em cidades como Veneza, Londres e Amsterdã, eram usadas como moeda, ou mesmo como vestígios de um mundo distante e fascinante. De um modo ou de outro, nunca deixaram de mexer com o espírito e a curiosidade humana.

casadosaber1

Inscreva-se na página da Casa do Saber

O curso faz uma imersão no universo das especiarias, ervas e temperos – e, por consequência, nos primórdios da cultura e das relações humanas. Cobiçadas como ouro e envoltas em lendas, as especiarias motivaram as grandes expedições a territórios desconhecidos, seja por curas milagrosas ou pelo simples requinte de uma cor em um prato, elemento de distinção social. Os encontros apresentam esse universo de sabores, histórias e viagens ao redor do mundo, traçando as fronteiras do gosto e dos encontros com o inusitado.

Referências bibliográficas  

  • Especiarias e Ervas Aromáticas: história, botanica e culinária – Pelt, Jean and Marie. Jorge Zahar editor, 2003.
  • O Sabor da Conquista – Michel Krondl. Editora Rocco, 2007.
  • Banquete: uma história ilustrada da culinária, dos costumes e da fartura à mesa. Roy Strong. Jorge Zahar editor, 2004.
    Arqueologias culinárias da Índia – Fernanda de Camargo Mouro. Editora Record, 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas