Publicado em 08/06/20
Couver-flor a cavalo por André Mafra
A receita na verdade é uma brincadeira que deu certo. Trata-se de um versão do tradicional bife a cavalo, mas sem o bife, só o cavalo, digo couve-flor!
O ato de colocar um ovo é chamado na frança à cheval, os ingleses deram nome literal de fried egg on top e na Alemenha a Holstein, no Brasil é chamado de “a cavalo”. Segundo Daniela Balmaceda, autor do divertido livro La Comida en la Historia Argentina, as menções mais antigas da expressão culinária ” a caballo” são argentinas. Já a criação couve-flor é do Mafra aqui mesmo…
Vamos preparar uma couve-flor a cavalo?
Ingredientes:
- 1 couve flor média;
- 1 pimentão pequeno picado amarelo e/ou vermeho;
- noz moscada ralada;
- cebolinha picada;
- 2 cabeças de alho;
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 50 g queijo mussarela fatiado e picado;
- queijo parmesão ralado;
- 40 gramas de manteiga;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 200 ml de leite
- sal;
Cozinhe a couve-flor inteira em água ou vapor e sal, mas não deixe que cozinhe muito, procure garantir que ela fique al dente; Sem desmanchá-la acrescente entre suas “flores” os pedaços de mussarela ou outro queijo de sua preferência, regue com um pouco de azeite e reserve.
Em uma frigideira derreta a manteiga e refoge o alho e o pimentão, acrescente a farinha as poucos até dourá-la e acrescente o leite morno mexendo bem. Coloque a noz moscada ralada, sal e o creme de leite, mexa e desligue.
Reserve uma vasilha , regue a couve flor com o molho preparado, polvilhe o queijo ralado, quebre um ovo sobre a couve flor e leve ao forno até a gema do ovo endurecer e o queijo derreter. Fácil e muito delicioso.
por prof. André Mafra