Publicado em 29/11/20
Pimenta Sichuan
Pimenta Sichaun – Zanthoxylum Simulans
Picância:1
Inglês: Sichuan pepper; Chinês: huājiāo (花椒)
Sichuan trata-se de uma extensa província da China, que ocupa uma área equivalente a Espanha, cujo nome caracterizou essa falsa pimenta. Em visita ao Lago Lugu (泸沽湖) em jornadas de aprendizados que organizo para conhecer sociedades matriarcais, tive o prazer de ser apresentado aos arbustos de pimenta Sichuan. Da mesma forma que a pimenta da Jamaica, rosa e outras também não são pimentas, a sichuan tem como ponto forte seu agradável aroma discretamente mentolado que se torna mais interessante que sua pouco ardência e sabor discreto.
Sua origem chinesa não esconde o local de sua maior utilização gastronômica no qual peixes, carnes de porco e legumes são opções por lá para seu uso como tempero. Sua combinação junto da pimenta malagueta é outro clássico a culinária chinesa da região. Reza a lenda que Mao Tse Tung ao solicitar um pouco de malagueta na massa de seu pão teria dito a um diplomata russo: “Não dá para ser um revolucionário e não comer pimenta”.[1]
Torrar as pequenas bagas, com casca e tudo e moer é uma excelente forma de destacar o aroma. A sichuan, junto com anis estrelado, erva-doce cravo e canela compõem um importante mix chamado cinco especiarias chinesas usualmente encontra-se o nome em inglês de five spice powder. Outras especiarias podem ser usadas.
Gosto também de utilizar no começo de refogados ou molhos jogando a sichuan prontamente moída direto no óleo quente, pode ainda acrescentar alho e gengibre. Cuide para moer bem evitando pequenos pedações que podem dar a impressão de estarmos comendo areia!.
[1] Destaque de Mina Holland em seu divertido O Atlas Gastronômico, página 260.