Publicado em 29/11/20
Pimenta cubeba
Pimenta cubeba – Piper cubeba
Picância: 2
Espanhol: pimienta cubeba
Francês: poivre de Java
Inglês: cubeb pepper
Seguindo a tradição de nomes curiosos dados as especiarias brasileiras ao longo do tempo, influenciados por eventuais similaridades com partes do corpo, a pimenta cubeba possui o infeliz apelido de pimenta de rabo ou pimenta rabuda.
A pimenta cubeba não é africana e sim originária da ilha de Java e ilhas indonésias como denuncia seu nome francês, mas sua maior produção ocorre no oeste da África. Não confundir com a pimenta longa (piper longum) que também é chamada de poivre long Java, ambas, a longa e a cubeba, possuem um aroma mentolado muito acentuado e agradável. O mix de dezenas de temperos chamado has el ranout, o tempero mais conhecido do Marrocos pode ser composto em sua receita com a cubeba. O sabzi masálá, mistura indiana de temperos para legumes, também tem a pimenta cubeba entre seus ingredientes.
Faz parte da família das piperáceas o que faz com que ela se pareça bastante com a pimenta do reino na aparência e no sabor, podendo ser até sua substituta. É muito pouco utilizada na gastronomia ocidental.
Em estudos relativamente recentes (2014) feitos pela Universidade de Franca, UniFran, do interior de São Paulo, avançam para talvez popularizar a danada da cubeba. Se não foi pelo paladar, talvez seja por seu caráter vaso dilatador. Os pesquisadores descobriram que uma de suas principais substâncias pode ajudar em tratamentos de disfunção erétil.