Publicado em 29/11/20

Benjoim

imagem de internet

Benjoim – Styrax benjoin

Espanhol: Benjuí;
Francês: Benjoin;
Inglês: Benzoin

Nem tudo que se traz do Oriente era especiaria, como já enfatizamos em nosso livro Sabores & Destinos. Abaixo a descrição do Benjoim que também ocupou também os porões das naus dos grandes navegadores do passado.

O Benjoim é um tipo de valiosa resina aromática extraída de uma árvore de grande porte que se desenvolve principalmente na Ásia. Em um processo similar ao da extração da borracha, faz-se um corte em seu tronco que passa a “chorar” uma espécie de soro chamado de goma de benjoim.

Sua utilização remonta povos da antiguidade e os valores do benjoim já foram bem mais altos do que hoje, tanto que Cabral em seu retorno da sua viagem à Índia em 1500 trazia o benjoim e o sândalo em seus porões. Atualmente sua essência é fruto de processos industriais que baratearam muito o seu custo, processo que ocorreu com muitas das caras especiarias. Lembre-se da baunilha cuja essência comercializada praticamente dominou o mercado.

Seu perfume é bem doce, mas agradável e nos remonta a imediata sensação de limpeza. Não se usa benjoim na alimentação, por isso não a considero como especiarias, sua essência é facilmente encontrada em casas especializadas em produtos para preparo e sabonetes, velas aromáticas, cremes e perfumes.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos