Publicado em 04/01/20

Janeiro de 1324 – Aos 69 anos morria Marco Polo.

marcopolo

Saiba mais sobre Marco Polo

O mais ilustre cidadão veneziano da Idade Média hoje tem seu nome associado a um só tema: viagens. Marco Polo estampa nomes de agências de turismo, companhias de ônibus, panfletos de férias e qualquer comunicação relacionada ao assunto! E esta fama não surgiu à toa. Fazer o que ele fez em sua época parecia impossível. A obra que deixou e o dinheiro que ganhou fizeram com que o Ocidente se levantasse para conhecer o Oriente.

Idolatrado por todos os navegadores europeus do período de expansão ultra marítima, o veneziano era filho de mercadores e foi o único homem na época a ter seus relatos publicados sobre os encantos, riquezas e sabores do Oriente.

Placa indicativa do local da casa de Marco Polo em Veneza
Placa indicativa do local da casa de Marco Polo em Veneza

Em 1271, Marco Polo partiu para Khanbaligh[1], atual Pequim, na China, transformada em capital do império mongol em 1260. Em seu caminho para a Ásia, passou pelo porto de Acre (atual Acre onde ainda hoje há uma rua com seu nome), antiga cidade cristã do tempo das Cruzadas e também por Jerusalém onde levou relíquias da Igreja do Santo Sepulcro para o soberano dos mongóis. Sua jornada possuía o aval do papa que enxergava a possibilidade da efetivação de uma aliança anti-mulçumana e para tanto fez Marco Polo levar uma carta. Dotado de grande carisma, o veneziano conseguiu a confiança do homem mais poderoso do Oriente na época: o imperador mongol Kublai Khan. Assim, Polo tornou-se embaixador e emissário para importantes missões políticas e comerciais, voltadas à expansão do império.

 

[1]             Ou Khambalic, Cambalic, que significa cidade real ou cidade do Khan. Andreá Doré em: Sitiados página 29.

Poer André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas