Publicado em 09/09/20

9 de setembro de 1438, Morre D. Duarte

IMG_5573

Viseu, passeando pela cidade de D. Duarte

A pequena cidade é hoje retiro para habitantes das metrópoles e, reconhecidamente, um importante ponto na história e na política portuguesas, pois grandes homens passaram por lá no período dos Descobrimentos. Ao caminhar pelo centro velho de Viseu, me deparei com uma solitária estátua levemente esverdeada e desgastada pelo tempo. Lá está impávido o grande rei D. Duarte com seus quatro metros de altura. A simplória inscrição no monumento informa as datas de nascimento (1391) e morte (1438) do antigo monarca.

Ele foi rei de Portugal, assumiu o trono das mãos de seu pai, o competente D. João I ,e foi responsável por continuar a política expansionista sobre o litoral africano. Foi D. Duarte quem apoiou seu irmão, D. Henrique, a lançar ataques à cidade marroquina de Tânger, no norte da África, como forma de compensar o pouco resultado econômico que a conquista de Ceuta havia rendido.

IMG_5573
Estátua do rei D. Duarte em Viseu, Portugal

O monumento, erigido na praça de D. Duarte, não transmitem a grande inteligência e o ar melancólico que os livros de história nos contam sobre o “Elouquente”, apelido que ganhou com o passar do tempo.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos