Publicado em 09/09/18

9 de setembro de 1438, Morre D. Duarte

IMG_5573

Viseu, passeando pela cidade de D. Duarte

A pequena cidade é hoje retiro para habitantes das metrópoles e, reconhecidamente, um importante ponto na história e na política portuguesas, pois grandes homens passaram por lá no período dos Descobrimentos. Ao caminhar pelo centro velho de Viseu, me deparei com uma solitária estátua levemente esverdeada e desgastada pelo tempo. Lá está impávido o grande rei D. Duarte com seus quatro metros de altura. A simplória inscrição no monumento informa as datas de nascimento (1391) e morte (1438) do antigo monarca.

Ele foi rei de Portugal, assumiu o trono das mãos de seu pai, o competente D. João I ,e foi responsável por continuar a política expansionista sobre o litoral africano. Foi D. Duarte quem apoiou seu irmão, D. Henrique, a lançar ataques à cidade marroquina de Tânger, no norte da África, como forma de compensar o pouco resultado econômico que a conquista de Ceuta havia rendido.

IMG_5573
Estátua do rei D. Duarte em Viseu, Portugal

O monumento, erigido na praça de D. Duarte, não transmitem a grande inteligência e o ar melancólico que os livros de história nos contam sobre o “Elouquente”, apelido que ganhou com o passar do tempo.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas