Publicado em 27/08/20

28 de agosto de 1481, morre D. Afonso V

D.-Afonso-V, face

D. Afonso V, ganhou o codinome o Africano, sob sua regência, os portugueses buscaram se estabelecer e solidificar uma liderança comercial em território africano nas últimas décadas do século XV.

(crédito da foto da imagem destacada para o site Lusophia)

Seus navegadores, entre eles Fernão Gomes, batizaram as costas africanas de acordo com as commodities que levavam a Portugal: Costa da Malagueta ou da Pimenta, Costa do Marfim, Costa do Ouro, Costa dos escravos, entre outros. Os enfrentamentos entre mouros e portugueses mantiveram-se intensos por décadas e, ao final, o norte da África e as praças de Marrocos tornaram-se uma verdadeira escola aos soldados e navegadores, preparando-os para os futuros desafios que estavam por vir, entre eles o de alcançar o Oriente.

Assilah
Atualmente conhecida como Assilah, a cidade foi conquistada pelo rei D. Afonso V em 1471. Ainda abriga as bonitas muralhas portuguesas com suas torres e portais pelos quais os bravos lusos partiam para as incursões contra o interior desconhecido.

Foi sob o reinado de D. Afonso V que uma das principais crônicas dos feitos portugueses em África foi escrito; chamava-se Crónica dos Feitos da Guiné, escrito por Azurara.

“O Africano” morreu em 28 de agosto de 1581 D. Afonso V deixando o trono para D. João II que assumiu o trono português.

André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos