Publicado em 28/07/20

28 de julho de 1402, Turcos e Mongóis se enfrentam em Ankara

Mausoléu de Ataturk Ankara

Turcos liderados por Beyazed e mongóis liderados por Timur se enfrentam em Ankara. Os turcos são derrotados e Beyazed se suicida.

Uma das medidas mais impactantes para o avanço turco sobre Constantinopla foi a construção da fortaleza de Anadolu Hisari a mando de Beyazid que governou os turcos entre 1389 e 1402. Conhecido como o sultão relâmpago, pela sua rapidez e agilidade nos deslocamentos do seu exército contra os inimigos, Beyazid mandou vingar a morte de seu pai Murat I, morto em uma batalha travada contra os cristãos, decapitando o assassino. Ao estrangular o próprio irmão para garantir a sucessão ao trono, inaugurou o primeiro caso de fratricídio na história dos sultões otomanos.

Mapa de Ankara
Mapa da Turquia – capital Ankara

A Fortaleza construída por ele entre 1393 e 1394, está localizada no trecho mais estreito e estratégico do mar do Bósforo, atualmente no lado asiático de Istambul. Sua edificação trata-se da mais antiga estrutura arquitetônica turca na região e teve como objetivo dificultar a chegada de armas, mantimentos e reforços para a defesa Constantinopla que Beyazid tanto sonhava em conquistar.

Enquanto obtinham êxito na expansão para o Ocidente, os turcos, por outro lado, enfrentavam problemas e ameaças inesperadas no Oriente. Beyazid e seu filho, em 1402, foram feitos prisioneiros pelos mongóis, liderados pelo temido Timur, conquistador da Pérsia, Mesopotâmia e Afeganistão e norte da Índia. O líder turco, que já havia cercado Constantinopla, teve que adiar seus planos e se deslocar para o interior, na Anatólia, que corresponde a porção asiática da Turquia, onde hordas de mongóis infernizavam suas possessões otomanas. Visitando a fortaleza que Beyazid construiu, percebe-se o quão perto ele e seus soldados estavam da conquista da cidade de Constantinopla.

Em Istambul atualmente, poucos turistas visitam as velhas torres da esquecida fortificação, que parece receber poucos cuidados. Por lá, dois simpáticos funcionários, autorizaram minha entrada em áreas fechadas ao turista comum, ou o pouco que sobrou delas, graças à minha colega turca Derya Saham, que habilmente os convenceu a liberarem o local para uma rápida visita.
Em Istambul atualmente, poucos turistas visitam as velhas torres da esquecida fortificação, que parece receber poucos cuidados. Por lá, dois simpáticos funcionários, autorizaram minha entrada em áreas fechadas ao turista comum, ou o pouco que sobrou delas, graças à minha colega turca Derya Saham, que habilmente os convenceu a liberarem o local para uma rápida visita.

O encontro entre o turco e o tártaro ocorreu nas proximidades de Ankara, cidade que foi transformada na capital da Turquia e guarda o mausoléu do maior líder turco da história[1]. Segundo a lenda, Beyazid foi capturado, colocado dentro de uma gaiola e arrastado pela cidade como troféu. Sua mulher, Despina, foi obrigada a dançar nua para Timur e obedecer às suas vontades… Resultado: Beyazid se suicidou. Outras fontes citam que ele teria definhado até a morte na prisão. O fato é que, após a derrota de Beyazid, a linhagem dos otomanos quase chegou ao fim, além da derrota, conflitos de sucessão se seguiram e assolaram o império turco. Foram necessárias mais de duas décadas até que os otomanos se reagrupassem para novamente fazer frente as muralhas de Constantinopla

[1]             Mustafá Kemal Pasa é conhecido como Ataturk, que significa o pai dos turcos. É o nome mais importante e venerado da Turquia. Foi o responsável pela proclamação da república, extinção do sultanato, separação da religião do estado e estabelecimento do direito de voto para as mulheres. Um herói nacional. Seu mausoléu, localizado em Ankara, é ponto de parada obrigatório para visitantes. A cidade lembra a capital federal do Brasil, Brasília. Ambas foram erguidas no centro de seus respectivos países, são planas e abrigam grandes monumentos.

por André Mafra

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos