Publicado em 11/10/16

Conheça Ibn Batutta

ibn-battuta

Ibn Batutta

crédito da foto de capa (https://i2.wp.com)

Ibn Battuta é um bom exemplo dessa importante influência dos árabes na cultura ocidental. Nascido na cidade marroquina de Tânger em 1304 no Marrocos, Batutta era de etnia berbere e foi um dos mais conhecidos desbravadores do imenso mundo árabe. Calcula-se que tenha viajado mais de 120 mil quilômetros, seus textos esclareciam os pormenores dos povos que visitou, detalhes de sua cultura e geografia.

marco-polo-e-ibn-battuta-ejpg
Mapa comparativo das viagens de Marco Polo e Ibn Battuta

Battuta conheceu as imponentes muralhas de Constantinopla e descreveu o interior da cidade bizantina; sobre Jerusalém escreveu: Brilha como um monte de luz e cintila com o fulgor do relâmpago, relatou detalhes de uma das mais belas obras da arquitetura islâmica a Cúpula da Rocha;  e ainda relatou a preciosa vista que dispunha quando subiu no minarete da famosa mesquita de Koutobia em Marraquesh; já em visita à Índia, narrou as atrocidades cometidas pelos muçulmanos, que mutilaram os sinuosos corpos de pedra das provocantes estátuas das ruínas de Khajuraho[1]. Na mesma Índia, Ibn Batutta nos revelou os segredos da preparação da pimenta preta comentando: No outono, colhem os bagos e estendem-se ao sol em esteiras, tal como fazemos com as uvas passas, não deixam de voltá-los até estarem bem secos e ficarem negros e então vendem-se aos mercadores.

Imagem vandalizada em Khajuraho
Imagem vandalizada em Khajuraho, foto do autor 2013

 

[1]             A cidade teve seu apogeu durante a dinastia dos chandêlas sobre o comando de Vidyadhar, que reinou entre 1018 d.C e 1029 d.C. Dos 85 templos construídos, pouco mais de 20 ainda resistem. Muitos outros invasores da Índia proferiram danos as belíssimas esculturas de pedra de Khakuraho, entre eles os colonizadores britânicos da era vitoriana.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas