Publicado em 07/06/19

7 de junho de 1494 – Assinatura do Tratado de Tordesilhas

Torre de Belem

O que foi o Tratado de dividiu o mundo ao meio?

Dois anos após a partida de Colombo (1492), Portugal e Espanha assinam um acordo em que um traço vertical foi definido para dividir o mundo em duas porções estabelecendo onde cada poderia desbravar. O cardo foi assinado na atual província Valladolid na cidade de Tordesilhas em 7 de junho de 1494 entrando para a história com o nome de Tratado de Tordesilhas.

Tratou-se de foi uma solução que por breves anos serviu garantindo o futuro da expansão colonial espanhola na América sem ameaça portuguesa e permitiu com que os portugueses dominassem a navegação ao redor do continente africano para depois dominar o Índico, Luis Adão destaca que o Oceano Índico não é mar a descobrir nem espaço a construir, é mar e espaço concorrencial a dominar[1]. De ambos os lados chegariam especiarias que iriam invadir as mesas europeias e cuja mescla definiria hoje o que tempo em nossos supermercados.

[1]             Luis Adão da Fonseca em De Vasco a Cabral, página 207.

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas