Publicado em 07/06/19

7 de junho de 1494 – Assinatura do Tratado de Tordesilhas

Torre de Belem

O que foi o Tratado de dividiu o mundo ao meio?

Dois anos após a partida de Colombo (1492), Portugal e Espanha assinam um acordo em que um traço vertical foi definido para dividir o mundo em duas porções estabelecendo onde cada poderia desbravar. O cardo foi assinado na atual província Valladolid na cidade de Tordesilhas em 7 de junho de 1494 entrando para a história com o nome de Tratado de Tordesilhas.

Tratou-se de foi uma solução que por breves anos serviu garantindo o futuro da expansão colonial espanhola na América sem ameaça portuguesa e permitiu com que os portugueses dominassem a navegação ao redor do continente africano para depois dominar o Índico, Luis Adão destaca que o Oceano Índico não é mar a descobrir nem espaço a construir, é mar e espaço concorrencial a dominar[1]. De ambos os lados chegariam especiarias que iriam invadir as mesas europeias e cuja mescla definiria hoje o que tempo em nossos supermercados.

[1]             Luis Adão da Fonseca em De Vasco a Cabral, página 207.

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas