Publicado em 30/03/19

31 de março de 1547- Morre o monarca francês François I

img_0058

François I manteve-se no poder na França desde 1915 até da data de sua morte em março de 1547. Ficou conhecido por ser o iniciador do palácio onde hoje temos o Louvre na cidade de Paris.

Sua rixa com o D. Manuel I, rei de Portugal, ficou famosa pelas ácidas críticas ao Tratado de Tordesilhas, que anos antes havia dividido o mundo entre portugueses e espanhóis, François bradava: gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que me afastou da partilha do mundo…. O francês de nariz proeminente chamava o português pejorativamente, mas no fundo com uma grande inveja de le roi épicier[1] que pode significar o rei, dono de armazém ou o vendedor de especiarias, devido aos seus esforços de atingir a busca do Oriente contornando a África.

[1]             Cita Michael Krondl em seu O sabor das Conquistas página 135.

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas