Publicado em 13/02/21

13 de fevereiro de 1451 – O Sultão Murad II pai de Mehmet II morre aos 47 anos

sultan-ii-murad_

As  primeira décadas de da segunda metade do século XV anunciavam dois pólos distintos. De um lado o Império Bizantino que agonizava e ano após ano perdia territórios para seus inimigos, de outro lado os turcos otomanos cuja expansão vinha a passos largos. Momentos distintos que iriam mudar a história do mundo para sempre.

A capital bizantina há muito tempo já havia perdido seu esplendor, desde a cruel invasão veneziana no início do século  XIII batizada de quarta cruzada, Constantinopla  suplicava por auxílio.

A expansão turca havia estabelecido sua capital em Bursa e faltavam pouco anos para a derrocada final. Murad II era o chefe supremo das forças turcas, o poderoso sultão havia infligido as forças cristas derrotas relevantes e  pavimentou a estrada de sua sucessão para o turco que viria a ser o novo senhor de Constantinopla.

Murad II resolveu abdicar do poder, deixando o tronos para seu herdeiro Mehmet, na época, com apenas 12 anos de idade. O jovem garoto governou então sob a tutela de seus aliados e, somente com morte do pai, em 1451 mais precisamente no dia 18 de fevereiro, assumiu oficialmente o cargo, com recém 19 anos de idade completados. Mesmo novo Mehmet mandou o seu recado, ordenou o estrangulamento de seu meio irmão, ainda bebê, durante o banho, enquanto distraía a mulher do falecido Alem Hatun, pai da criança[1]. O jovem líder queria mesmo é se livrar de eventuais conflitos de sucessão, sem perder tempo.

Anos depois em 1454 Mehmet entrava triunfante em Constantinopla, o fato marca a mudança da Idade média para a Idade Moderna. Com o fechamento de Constantinopla, países ibéricos buscaram alternativas para chegar ao oriente, contornando a África, portugueses e depois muitas outras nações europeias chegaram até as ricas especiarias da Índia e da Ásia.

 

[1]            John Freely em O grande turco, páginas 40 e 268, respectivamente.

por André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos