Publicado em 25/11/20

25 de novembro de 1638, nasce Catarina de Bragança em Vila Viçosa

Catarina de Bragança

A responsável pela entrada do Chá na corte inglesa

Para entendermos com os ingleses se apaixonaram pelo sabor do chá, precisamos conhecer a história de uma ilustre infanta portuguesa chamada Catarina de Bragança[1]. Quarta filha de D. João IV e D. Luísa de Gusmão, ela entrou para a história com aquela que introduziu o consumo do chá na corte britânica e que hoje ocupa hábito de extremo destaque na cultura inglesa.

Curiosamente foram os ingleses que foram os responsáveis por apresentar o chá preto aos marroquinos[2] muitos anos depois já no século XIX. Na época, Portugal estava se livrando de um dos períodos mais difíceis da história lusitana, ainda não encontrei um colega português que concorde que a dinastia espanhola em terras lusas foi benéfica ao seu país.

[1] Nascida em 25 de novembro, dia de Santa Catarina, de 1638, em Vila Viçosa em Portugal. Faleceu em 1705.

[2] O chá preto acrescido de menta é bastante encontrado no Marrocos atualmente e todo o turista certamente irá prová-lo quando visitar qualquer souk.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos