Publicado em 25/11/20

25 de novembro de 1510, Portugueses conquistam Goa com Afonso de Albuquerque

Afonso de Albuquerque

A conquista de Goa, a jóia portuguesa na Índia

Após problemas nas suas feitorias e nos portos da região que sofriam ataques de árabes e hindus, os portugueses se fixaram em Goa e lá se fixariam por séculos, mais precisamente até 1961.
A cidade indiana de Goa estava sob o jugo muçulmano e influência turca, sua população pelo que consta estava insatisfeita com essa situação, Afonso de Albuquerque ficou sabendo que a cidade poderia ser um belo ponto para as pretensões portuguesas de se instalar de maneira mais estável e concreta em território indiano. Era um forte centro comercial, como Ormuz localizada em um entroncamento das rotas comerciais de produtos e especiarias asiáticas, possuía também um ótimo ancoradouro no qual grandes naus, podiam manobrar, mas tinha a vantagem de possuir em terra uma infraestrutural superior dotada de um solo fértil, fontes de água potável e madeira para reparos e construção de embarcações, além de seus rios em torno formavam uma ameaça aos invasores, pois estavam infestados de crocodilos.

img_1553
Estátua de Afonso de Albuquerque em Lisboa no bairro Santa Maria de Belém, autor, 2010

A conquista de Goa se estabeleceu quando em 1506 quando mais dezesseis caravelas portuguesas sobre o comando de Afonso de Albuquerque e Tristão da Cunha seguiram pela costa oeste indiana e atacaram a desguardada cidade que sucumbiu diante da superioridade bélica e estratégica portuguesa. Albuquerque foi recebido pela elite goense que em atitude de subserviência ofereceram as chaves da cidade e suplicaram para que não fossem escravizados.

Goa era a primeira aquisição territorial lusa na Ásia, a estratégia de estabelecer bases sólidas no continente instalando fisicamente um estado português dentro do território e não apenas de feitorias ou fortalezas isoladas no litoral e cercadas por um reino hostil foi fundamental para que a presença na Índia se consolidasse, ela se tornou a jóia da coroa portuguesa no Oriente, depois de Lisboa a cidade indiana era a mais importante do reino.

por André Mafra

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos