Publicado em 16/12/19

16 de dezembro de 1500- Morre o escrivão Pero Vaz Caminha

220px-carta-caminha

 

Pero Vaz de Caminha foi o famoso escrivão da Armada de Cabral que em 1500 foi para as Índias e no meio do caminho fez aquela para da estratégica na Terra de Vera Cruz. Sua célebre carta foi enviada de volta quando da parada da esquadra lusitana em terras brasileiras,  entretanto Pero e o restante da comitiva seguiu para a Calicute na Índia onde em um ataque a feitoria o escrivão teria sido morto. Ele nasce em 1450 no Porto e faleceu em 16 de dezembro na Índia.


 “…foram vinte e um dias de abril, estando da dita ilha obra de 600 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chama botelho[1] e assim outras, a que dão o nome de rabo de asno. E a quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chama fura-buchos. Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte , mui alto e redondo, e de outras serras mais baixas ao sul dele e de terra chã com grandes arvoredos. Ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal, e à terra, a Terra de Vera Cruz.”

trecho da epístola de Pero Vaz Caminha sobre o Descobrimento do Brasil

[1]        Botelho: espécie de alga, rabo de asno: planta de uso medicinal, fura-buchos (tipo de ave aquática.

 

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas