Publicado em 15/10/19

15 de outubro de 1542, Nasce Akbar, o Grande

Fathepur Sikri

Um dos mais gloriosos soberanos da Índia, Akbar tinha em seu sangue a fúria de seus antepassados carregando  uma genética uma privilegiada vinda de Gengis Khan e Tamerlán. Akbar nasceu em 1542, mais precisamente em 15 de outubro, e tratava-se do terceiro imperador de linguagem mugol que reinava sobre a Índia, seu avó foi Babur o primeiro conquistador que havia superado os hindus inacreditavelmente em um batalha desigual onde o sultão de Délhi com 100 mil combatentes e milhares de elefantes foi superado por parcos 20 mil bem preparados soldados pelo avó de Akbar.

Mausoléu de Humayum
Mausoléu de Humayum, pai de Akbar, Délhi, foto própria, 2013

Seu pai Humayun após assumir o poder, perdeu uma batalha e se exilou por mais de 15 anos fora da Índia, em 1544 reconquistou Kabul onde celebrou a circuncisão do pequeno Akbar então com dois anos. Em seu retorno exílio a Índia, uma queda acidental em um escadaria em sua biblioteca fez o pai de Akbar falecer, deixando o ameaçado trono para o jovem garoto.

img_9494
Detalhe em parede de edificação em Fathepur Sikri, foto própria, 2013

Após um breve regência, o jovem Akbar acudiu ao trono e início uma política e expansão e conquistas para todo o norte da Índia e fora dela. Seu governo ficpu conhecido pela tolerância religiosa fato que lhe permitiu desfrutar de uma relativa estabilidade política e social. Audacioso, resolveu construir sua nova capital chamada de Fathepur Sikri- a cidade da vitória – um complexo luxuoso de templos e edificações que ainda resistem ao tempo, suas construções feitas em pedras vermelhas, típicas da região ainda impressionam os turistas e nos fazem questionar o porquê daquela cidade ter sido abandonada.

Por André Mafra

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas