Publicado em 11/12/20

13 de dezembro de 1521, morre D. Manuel, o Venturoso

2016-06-04-16-39-02

Manuel I reinou durante 26 anos, de 1495 até 1521. Seu reinado foi muito fértil e ele ficou conhecido como o Afortunado. Seu reinado dominava uma grande costa que se estendia da Europa até a China com diversos pontos comerciais estratégicos sob o seu controle como Ormuz no Golfo Pérsico, Cochin na Índia e Málaca na Malásia.

Foi durante o seu reinado que Vasco Gama chega às Índias pela rota marítima via África e que o Brasil é descoberto 1500. Morreu em 13 de dezembro de 1521, deixando o o trono para D. João III.

O Mosteiro dos Jerónimos, para mim o mais belo exemplo, com seu fabuloso claustro e a Torre de Belém são registros bastante preservados do estilo arquitetônico chamado atualmente de Manuelino[1] em homenagem é claro a rei D. Manuel. Sua construção foi uma retribuição a Deus pelo êxito da viagem de Vasco da Gama. A Torre com sua beleza é fonte de orgulho para os habitantes de Lisboa e local obrigatória para os turistas de plantão.  Sua decoração possui repetidos elementos que nos mostram o caráter militar do reinado de Manuel juntamente com elementos de características religiosas com a Cruz de Cristo que desvendam as intenções do Venturoso.

[1]                Sendo uma forte referência de um período de prosperidade e autoestima do povo português, suas referências principalmente ao estilo Manuelino são de tempos em tempos revisitados como ocorreu anos depois no século XIX com o movimento chamado neo-manuelino.

 

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos