Publicado em 13/12/19

13 de dezembro de 1521, morre D. Manuel, o Venturoso

2016-06-04-16-39-02

Manuel I reinou durante 26 anos, de 1495 até 1521. Seu reinado foi muito fértil e ele ficou conhecido como o Afortunado. Seu reinado dominava uma grande costa que se estendia da Europa até a China com diversos pontos comerciais estratégicos sob o seu controle como Ormuz no Golfo Pérsico, Cochin na Índia e Málaca na Malásia.

Foi durante o seu reinado que Vasco Gama chega às Índias pela rota marítima via África e que o Brasil é descoberto 1500. Morreu em 13 de dezembro de 1521, deixando o o trono para D. João III.

O Mosteiro dos Jerónimos, para mim o mais belo exemplo, com seu fabuloso claustro e a Torre de Belém são registros bastante preservados do estilo arquitetônico chamado atualmente de Manuelino[1] em homenagem é claro a rei D. Manuel. Sua construção foi uma retribuição a Deus pelo êxito da viagem de Vasco da Gama. A Torre com sua beleza é fonte de orgulho para os habitantes de Lisboa e local obrigatória para os turistas de plantão.  Sua decoração possui repetidos elementos que nos mostram o caráter militar do reinado de Manuel juntamente com elementos de características religiosas com a Cruz de Cristo que desvendam as intenções do Venturoso.

[1]                Sendo uma forte referência de um período de prosperidade e autoestima do povo português, suas referências principalmente ao estilo Manuelino são de tempos em tempos revisitados como ocorreu anos depois no século XIX com o movimento chamado neo-manuelino.

 

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas