Publicado em 10/02/19

10 de fevereiro de 1258 – Bagdá é capturada pelos Mongóis

hulaguanddokuzkathun

Bagdá era a cidade mais importante do mundo islâmico no século XIII, da mesma forma que Roma era para os cristãos, Bagdá era a sede do mais importante califado. Na época a cidade era conhecida pela sua riqueza e produção dos maravilhosos panos de seda bordados em ouro.

Em 10 de fevereiro de 1258 a cidade mais importante no mundo árabe caiu nas mãos dos mongóis competentemente liderados por Hulagu. O tesouro acumulado do califa era um dos maiores do mundo e quando da ocupação da cidade o líder mongol questionou o soberano derrotado: – Por que reuniste tamanha fortuna? Que querias fazer com ela? Quando soubeste do avanço das minhas tropas, porque não a distribuíste entre teus cavaleiros, teu povo, para que defendessem melhor tua terra?

O califa não soube respoder e soberano mongol disse a ele: -Já que amas tanto teu tesouro, farta-te com ele. O califa foi em seguida encarceado em seu próprio tesouro, mas sem comida nem bebida, no quinto dia de suplício estava morto.

O fato freiou a expansão islâmica e permitiu que muitas cidades cristãs se recompusessem dos ataques muçulmanos evitando que a Europa talvez fosse islamizada.

Interessado na expansão mongol, líderes cristãos, entre eles o papa, buscaram alianças com os descendente de Gengis Khan. O mais famoso destes acordo permitiu que o veneziano Marco Polo pudesse ir com segurança até a China e o resto é história.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas