Publicado em 22/03/16

Pimentão – Capsicum annum

Pimentão – Capsicum annum

Picância: 0

Espanhol: Pimiento, Francês: poivron, Inglês: Bell pepper

Pimentão e páprica
Pimentão e páprica

Os pimentões geralmente são grandes, bem maiores que as pimentas tradicionais podendo chegar facilmente a frutos de mais de 15 cm de comprimento. Seu ardor é zero para quase todas as variantes. Suas cores podem variar bastante e por isso sua larga utilização na decoração de pratos. Podem apresentar-se nas cores verde (menos maduro e seu sabor é mais refrescante), amarelo, alaranjada, roxa e vermelha (esses últimos casos possuem sabor mais adocicado). Muitos gostam de utilizá-lo cru em saladas, no tempero de maionese, em conservas ou colocado em ensopados para ampliar o sabor, nesse caso, utiliza-se preferencialmente os pimentões fatiados em anéis ou cortados em tiras.  Outra boa dica é recheá-lo com os ingredientes que preferir e depois fritar ou assar no forno o conjunto, nesse caso utiliza-se o pimentão inteiro. Outra ótima pedida é utizá-lo acompanhando um bom cozido de grão de bico.

O pimentão não é uma unanimidade para todos os paladares. Ainda me lembro que quando criança minha avó paterna vivia me oferecendo pimentões fritos para comer, hábito comum entre os espanhóis. Para muitos o pimentão é indigesto, isso pode ser evitado se retirado a casca do mesmo, caso contrário você e o pimentão frito ficarão conversando por horas e horas até ele ser digerido.

Atualmente é utilizado largamente nas cozinhas das Américas de onde é originário e em muitos países da Europa. Os espanhóis são grandes apreciadores dos pimentões entre eles minha avó. Não guardo nenhuma mágoa com os pimentões, nossa relação melhorou, mas os utilizo com parcimônia.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas