Publicado em 22/03/16
Pimentão – Capsicum annum
Pimentão – Capsicum annum
Picância: 0
Espanhol: Pimiento, Francês: poivron, Inglês: Bell pepper
Os pimentões geralmente são grandes, bem maiores que as pimentas tradicionais podendo chegar facilmente a frutos de mais de 15 cm de comprimento. Seu ardor é zero para quase todas as variantes. Suas cores podem variar bastante e por isso sua larga utilização na decoração de pratos. Podem apresentar-se nas cores verde (menos maduro e seu sabor é mais refrescante), amarelo, alaranjada, roxa e vermelha (esses últimos casos possuem sabor mais adocicado). Muitos gostam de utilizá-lo cru em saladas, no tempero de maionese, em conservas ou colocado em ensopados para ampliar o sabor, nesse caso, utiliza-se preferencialmente os pimentões fatiados em anéis ou cortados em tiras. Outra boa dica é recheá-lo com os ingredientes que preferir e depois fritar ou assar no forno o conjunto, nesse caso utiliza-se o pimentão inteiro. Outra ótima pedida é utizá-lo acompanhando um bom cozido de grão de bico.
O pimentão não é uma unanimidade para todos os paladares. Ainda me lembro que quando criança minha avó paterna vivia me oferecendo pimentões fritos para comer, hábito comum entre os espanhóis. Para muitos o pimentão é indigesto, isso pode ser evitado se retirado a casca do mesmo, caso contrário você e o pimentão frito ficarão conversando por horas e horas até ele ser digerido.
Atualmente é utilizado largamente nas cozinhas das Américas de onde é originário e em muitos países da Europa. Os espanhóis são grandes apreciadores dos pimentões entre eles minha avó. Não guardo nenhuma mágoa com os pimentões, nossa relação melhorou, mas os utilizo com parcimônia.