Publicado em 22/03/16

Pimenta vermelha ou dedo de moça

Pimenta vermelha ou dedo de moçaCapsicum baccatum

Espanhol: Chilli; Francês: Poivre rouge;Inglês: Red pepper

Essa pimenta é encontrada principalmente no Brasil com facilidade em qualquer feira livre ou mercado. Sua ardência para os experientes é um pouco mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño que também considero forte.

Se o nome pimenta rosa resultava em uma pimenta de ardência bem fraquinha, a cor vermelha da dedo de moça serve para nos alertar da alta picância. Seus frutos podem chegar a mais de 10 cm de comprimento e seu traço delicado nos faz lembrar realmente o dedo delicado de uma moça. Curiosamente seu desenho e formas ficaram marcados como símbolo de algo sexual, quente, erótico. Inclusive seu desenho é sistematicamente usado para logotipos de motéis, sex shops, produtos para público adulto entre outras variantes. Há quem defenda que o estímulo da mucosa oral pelo alimento seria equivalente ao efeito que teria no estímulo das mucosas genitais.

Voltando a pimenta vermelha, ela pode ser usada em muitos pratos e sua utilização deve ser cuidadosa. Por muitas vezes utilizei a dedo de moça em pratos que necessitavam de um toque apimentado e notei que a intensidade do sabor varia de acordo com aquela leva de pimentas. Utilizando a mesma medida de um dia para o outro se percebe diferenças marcantes na intensidade do ardor.

Com a pimenta dedo de moça pode-se preparar excelentes molhos e conservas. Uma boa dica é cortá-la em pequenas rodelas e acrescentar ao início dos refogados fritando-a junto do alho ou cebola assim dinamizando seu sabor. Caso não queira um efeito tão forte experimente apenas dar um corte longitudinal no corpo da pimenta e largá-la junto do prato que está em preparo. Ao servir não se esqueça de retirá-la.

A dedo de moça é muito utilizada na comida brasileira e mexicana podendo ser usado em quase todos os pratos tradicionais dos dois países. Na culinária italiana pode ser usada para apimentar o tradicional molho ao sugo, acrescido de salsinha fresca e alho, transformando-o no quente, saboroso e nervoso all´arrabbiata.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas