Publicado em 06/03/16

Garam masálá

Garam masálá

Mix de temperos
mix de temperos

O garam masálá é uma das combinações de especiarias em pó mais utilizadas e conhecidas na culinária indiana, notadamente no Norte desse país. Garam é um adjetivo que em hindi significa quente e masálá refere-se a condimento ou especiaria, portanto garam masálá trata-se de um conjunto de especiarias forte, quente, bem condimentado e que traz aquecimento aquele que o ingere.

Os masálás em pó são preparados agregando as especiarias e torrando-as, depois, deve-se colocar a mistura em um pilão para triturar ou outra maneira mais profissional, é utilizar um moedor de café utilizado somente para moer especiarias secas. Outra forma ainda é comprar as especiarias já em pó e misturá-las. Normalmente as especiarias do garam masálá powder são: pimenta preta, canela, cravo, cardamomo preto, sementes de coentro e cominho. Já outras versões aceitam cardamomo verde, folha de louro[1], funcho, macis, pimenta da Jamaica e até pétalas de rosa! Para não fugir à regra e já parafraseando Shiva[2] disparo: – Há tantas versões de garam masálá quanto indianos sobre a Terra!

Não há segredos ou restrições ao uso dessa mistura. Normalmente, esse tipo de conjunto de temperos é adicionado aos pratos ou em seu preparo ao final do cozimento. Quando aplicado ao cozimento temos seus sabores intensificados. Particularmente gosto de grãos temperados com garam masálá, em especial as lentilhas.

Como todas as misturas em pó, sugiro que você faça a sua garantindo assim que se tenha ingredientes de melhor qualidade. Nada mais aromático do que um home-made garam masálá[3].

[1]          O têj patta é a folha de louro indiana.

[2] A tradição indiana diz uma das frases atribuídas a Shiva seria: Há tantos ásanas (posições) quantos seres vivos sobre a Terra.

[3]             Camellia Panjabi em seu 50 great curries of India, página 34, cita que as donas de casa indianas preferem as masálás feitas em casa. Creio que seus maridos também…

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas