Publicado em 28/11/16

Galanga

dsc_9231

A raiz da galanga me foi apresentada, como muitas outras especiarias na cidade de Fès no Marrocos. É popularmente conhecida como um estimulante sexual, chamado de vyagra natural marroquino. Não existe melhor marketing não é mesmo?

A galanga nada mais é do que o rizoma, um tipo de caule, que nasce de uma planta originária da Indonésia. Sua forma e aparência são bem semelhantes ao gengibre a não ser pela casca tom avermelho queimado e interior também levemente avermelhado. Seu aroma é rico e levemente mentolado chegando até a ajudar na desobstrução das vias respiratórias quando inalado. Seu sabor está entre a picância do seu primo gengibre e a pimenta[1].   É pouco utilizada na culinária ocidental, sendo mais restrito seu uso na cozinha da Indonésia e Malásia.  Em Marrakesh conheci seu óleo indicado para melhora de dores articulares e no tratamento do reumatismo.

[1] Divido a mesma opinião que Tom Stobart em seu Ervas, Temperos e Condimentos de A a Z.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas