Publicado em 06/03/16

Cardamomo preto

Cardamomo preto

Inglês: Large black cardamom; Hindi[1]: kálí cardamom, bari cardamom, bara elaichi

IMG_8017
Vendedor oferecendo cardamomo preto em Khaori Baoli, bairro em Old Delhi, Índia

 

Nativo do norte da Índia, o cardamomo preto é usado somente em pratos indianos e é bem difícil de encontrá-lo fora da Índia. Para encontrá-lo fui até a região de Khaori Baoli market, na velha Delhi e lá sendo ele a primeira especiaria que comprei que na Índia comprei.

De tamanho maior e cor mais escura, o cardamomo preto, da mesma forma que o verde, é uma especiaria extremamente aromática. Essa variação de cardamomo possui uma mistura de um sabor mentolado e um curioso toque de aroma levemente defumado. De sabor marcante, preferencialmente utiliza-se essa especiaria em poucas quantidades geralmente somente com pratos salgados. Muitos molhos (curries) aceitam bem esse cardamomo que também pode fazer parte do famoso garam masálá.

Uma exceção é o chai, chá indiano com especiais em que um cardamomo preto pode ser utilizado acompanhado vários cardamomos verdes.

[1]             Em hindi kálá, kálí (fem) significa preto e Bara, Bari (fem) é o adjetivo para grande. Bara pode ser escrito com a letra “d” Bada.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas