Publicado em 06/03/16

Cardamomo preto

Cardamomo preto

Inglês: Large black cardamom; Hindi[1]: kálí cardamom, bari cardamom, bara elaichi

IMG_8017
Vendedor oferecendo cardamomo preto em Khaori Baoli, bairro em Old Delhi, Índia

 

Nativo do norte da Índia, o cardamomo preto é usado somente em pratos indianos e é bem difícil de encontrá-lo fora da Índia. Para encontrá-lo fui até a região de Khaori Baoli market, na velha Delhi e lá sendo ele a primeira especiaria que comprei que na Índia comprei.

De tamanho maior e cor mais escura, o cardamomo preto, da mesma forma que o verde, é uma especiaria extremamente aromática. Essa variação de cardamomo possui uma mistura de um sabor mentolado e um curioso toque de aroma levemente defumado. De sabor marcante, preferencialmente utiliza-se essa especiaria em poucas quantidades geralmente somente com pratos salgados. Muitos molhos (curries) aceitam bem esse cardamomo que também pode fazer parte do famoso garam masálá.

Uma exceção é o chai, chá indiano com especiais em que um cardamomo preto pode ser utilizado acompanhado vários cardamomos verdes.

[1]             Em hindi kálá, kálí (fem) significa preto e Bara, Bari (fem) é o adjetivo para grande. Bara pode ser escrito com a letra “d” Bada.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas