Publicado em 06/03/16

Cardamomo

CardamomoElettaria cardamomum, aframomun cardamomum

Espanhol: Cardamomo; Francês: Cardamome; Inglês: Cardamom; Hindi: iláychi, ela-ichi, elaichi

cardamomo
Cardamomo verde

É uma especiaria originária do oriente, sendo bastante encontrado nas florestas do sul da Índia. O cardamomo é uma especiaria cara, ainda hoje sua colheita precisa ser manual. Seu maior produtor atualmente é a Guatemala. Sua planta é da mesma família do gengibre e seus frutos são pequenas e simpáticas cápsulas que possuem em seu interior suas perfumadas sementes. Ao abrir uma dessas pequenas bagas e ao pilar suas sementes descobre-se um perfume extremamente agradável e marcante. Seu sabor é aveludado e nos passa uma suave impressão adocicada.

O cardamomo é uma especiaria que pouco a pouco vem ganhando espaço, por muitas vezes quando um aluno me pergunta sobre os ingredientes do chai, o chá indiano com especiarias, sei que certamente ao falar o nome “cardamomo” vou ter de volta a pergunta: – Carda quem?

Para extrair seu perfume o melhor e abrir os invólucros das sementes e com a ajuda de um pilão socar as sementinhas para liberar o aroma. Nem pense em comprar cardamomo em pó, não possui perfume algo comparado com o fruto seco de boa qualidade. Para preservar seu exótico aroma, ao cozinhar com o cardamomo verde, procure colocá-lo mais para o fim do preparo evitando assim que seu perfume seja eclipsado por outras especiarias.

Uma utilização bem interessante é pouco conhecida é a utilização de um grão de cardamomo para acompanhar o café. Pode ser aproveitado para dar um suave perfume ao arroz ou juntando com muitas outras especiarias formando o biryani, serve para temperar os mais diversos curries, cozidos, ensopados e também muitos doces da culinária indiana, bolos e também em pães, pudins, e até salada de frutas. Na cidade de Jaipur na Índia encontrei uma variação de cardamomo prata! Seu involução era todo pintado com aquelas essências específicas para confecção de doces infantis que fascinam as crianças[1]. Adote o cardamomo imediatamente em sua alimentação!

[1]          Na Índia visite a famosa rede de loja de doces Haldirams e prove alguns desces doces, cuja algumas partes são tingidas de prata.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas