Publicado em 23/02/16

Assafétida

Assafétida – Ferula asafoetida, asafoetida narthex, férula scorodosma

Espanhol: Asafétida; Francês: férule perisque; Inglês: devil´s dung; Hindi:Hing

foto: karina Cordeiro
Assafétida

A assafétida surgiu no Oriente sendo utilizada principalmente na culinária indiana, na afegã, paquistanesa e iraniana. No Ocidente seu momento de maior utilização foi durante o império romano, cujo largo império tanto se banhou das especiarias do Oriente e no qual, muitos livros de receitas da época a identificam com o nome de silphium. Sua utilização no ocidente é bem restrita.

Sua característica mais marcante é o forte cheiro que, tanto a planta originária como o pó utilizado na culinária, exalam. A assafétida é extraída do líquido do caule e rizomas de sua planta originária, desse leite extraído faz-se uma goma. É considerada um preventivo para problemas de flatulência e aproveitando a citação anterior, penso que não preciso explicar com o quê o cheiro da assafétida se parece.

Realmente admiro aqueles que não reclamam do odor da nossa amiga assa-fétida quando o provam. É um cheiro bastante marcante, diria nauseabundo e talvez por eu ter um olfato bastante sensível, confesso que o perfume dela ainda não me convenceu. Um dos professores que tive o prazer de conhecer em Jaipur em um workshop citou que o cheiro da assa fétida faz com o apetite se abra! Tentei, mas para mim não funcionou… Não quero aqui passar a frente a minha verdade, portanto incentivou você leitor a experimentar essa curiosa especiaria.

Pelas características citadas acima, deve-se usá-la com parcimônia, sempre em quantidades reduzidas. Ingerindo pura percebe-se seu sabor acre e levemente amargo. Acrescente a assa-fétida junto ao óleo quente para o preparo de refogados, acrescente leves pitadas em molhos e pickles. A assa fétida pode ser encontrada em mercados mais especializados em culinária indiana, onde se encontra a versão em pó, nessa cultura, muitas vezes é usada como substituto do alho e da cebola.

Muitos masálás têm a assa fétida como um dos muitos ingredientes que os compõem. O sabzí masálá[1], mix de condimentos para temperar legumes, por exemplo, ainda leva coentro, cominho, pimenta preta, cardamomo preto, pimenta cubeba, noz moscada entre outros, mas adivinhe o perfume de qual especiaria se destaca quando se abre o pacote? Sim, a assa fétida…

[1]              Da marca Patanjali produzido na Índia.

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas