Publicado em 22/02/16

Anis Estrelado

Anis Estrelado – Illicium verum

Espanhol: anis estrellado, badiana; Inglês: star anise, chinese anise, star aniseed; Francês: anis étoilé, anis de la Chine; Hindi: Badian

O anis estrelado é um bonito fruto, colhido antes de amadurecer, que possui um formato de estrela, sendo originário da China.

O funcho (Foeniculum vulgare), o anis/erva doce (Pinpinella anisum) e o anis estrelado (Illicium verum) fazem uma confusão danada na cabeça das pessoas. Eles são de famílias diferentes, possuem sabores muito próximos, pois todos eles possuem um composto aromático, um óleo essencial que pode ser naturalmente extraído, chamado anetol.

O nome botânico do anis estrelado é Illicium, veio do latim illicere, que significa seduzir ou atrair, e a que tudo indica, teria surgido o termo aliciar. Seu forte e agradável aroma que exala, teria o poder de seduzir as pessoas.

O anis estrelado não é muito popular no Ocidente como elemento condimentar de pratos salgados, mas conseguiu espaço na alta gastronomia por servir como ótimo elemento na decoração de pratos. Quando seu fruto está inteiro possuem um bonito desenho que se assemelha ao de uma estrela que em cada ponta oca guarda uma semente, mas ao comprar fique atento, pois não é incomum encontrarmos o anis estrelado mal embalado e tendo como resultado a quebra do fruto em muitos pequenos fragmentos que nada se assemelham a uma estrela.

Sua utilização atualmente é mais popular em preparo de caldas doces, cobertura de bolos, salada de frutas aromatizando o seu caldo, tortas e tudo mais que pedir um toque perfumado. O anis estrelado dentro da culinária indiana é um dos principais ingredientes do tradicional conjunto bengali five-spice powder[1] juntamente com as demais sementes de nigela, cominho, semente de mostarda preta e feno-grego.

Vale uma ressalva, quando no preparo de receitas doces, especiarias como cravo, canela, anis estrelado, cardamomo e outras, sugiro utilizar-se da mesma técnica que fizemos no bouquet guarni, ou seja, utilizando um pequeno sachê onde as especiarias são inseridas e colocadas no preparo e depois de pronto é retirado, afinal a textura de um anis estrelado diretamente na boca não é agradável, mas seu aroma sim.

[1]          Panch phoron é típico do nordeste da Índia nome local do bengali five-spices.Uma outra variação, de muitas, do panch phoron é com funcho ou erva doce substituindo o anis estrelado.

 

CATEGORIAS:
TAGS:
Autor
Prof. André Mafra

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Tópicos recentes

Comentários

Arquivos

Meta

Páginas