Publicado em 01/07/22
28 de julho de 1402, Turcos e Mongóis se enfrentam em Ankara
Turcos liderados por Beyazed e mongóis liderados por Timur se enfrentam em Ankara. Os turcos são derrotados e Beyazed se suicida.
Uma das medidas mais impactantes para o avanço turco sobre Constantinopla foi a construção da fortaleza de Anadolu Hisari a mando de Beyazid que governou os turcos entre 1389 e 1402. Conhecido como o sultão relâmpago, pela sua rapidez e agilidade nos deslocamentos do seu exército contra os inimigos, Beyazid mandou vingar a morte de seu pai Murat I, morto em uma batalha travada contra os cristãos, decapitando o assassino. Ao estrangular o próprio irmão para garantir a sucessão ao trono, inaugurou o primeiro caso de fratricídio na história dos sultões otomanos.
A Fortaleza construída por ele entre 1393 e 1394, está localizada no trecho mais estreito e estratégico do mar do Bósforo, atualmente no lado asiático de Istambul. Sua edificação trata-se da mais antiga estrutura arquitetônica turca na região e teve como objetivo dificultar a chegada de armas, mantimentos e reforços para a defesa Constantinopla que Beyazid tanto sonhava em conquistar.
Enquanto obtinham êxito na expansão para o Ocidente, os turcos, por outro lado, enfrentavam problemas e ameaças inesperadas no Oriente. Beyazid e seu filho, em 1402, foram feitos prisioneiros pelos mongóis, liderados pelo temido Timur, conquistador da Pérsia, Mesopotâmia e Afeganistão e norte da Índia. O líder turco, que já havia cercado Constantinopla, teve que adiar seus planos e se deslocar para o interior, na Anatólia, que corresponde a porção asiática da Turquia, onde hordas de mongóis infernizavam suas possessões otomanas. Visitando a fortaleza que Beyazid construiu, percebe-se o quão perto ele e seus soldados estavam da conquista da cidade de Constantinopla.
O encontro entre o turco e o tártaro ocorreu nas proximidades de Ankara, cidade que foi transformada na capital da Turquia e guarda o mausoléu do maior líder turco da história[1]. Segundo a lenda, Beyazid foi capturado, colocado dentro de uma gaiola e arrastado pela cidade como troféu. Sua mulher, Despina, foi obrigada a dançar nua para Timur e obedecer às suas vontades… Resultado: Beyazid se suicidou. Outras fontes citam que ele teria definhado até a morte na prisão. O fato é que, após a derrota de Beyazid, a linhagem dos otomanos quase chegou ao fim, além da derrota, conflitos de sucessão se seguiram e assolaram o império turco. Foram necessárias mais de duas décadas até que os otomanos se reagrupassem para novamente fazer frente as muralhas de Constantinopla
[1] Mustafá Kemal Pasa é conhecido como Ataturk, que significa o pai dos turcos. É o nome mais importante e venerado da Turquia. Foi o responsável pela proclamação da república, extinção do sultanato, separação da religião do estado e estabelecimento do direito de voto para as mulheres. Um herói nacional. Seu mausoléu, localizado em Ankara, é ponto de parada obrigatório para visitantes. A cidade lembra a capital federal do Brasil, Brasília. Ambas foram erguidas no centro de seus respectivos países, são planas e abrigam grandes monumentos.
por André Mafra