Publicado em 20/10/16
Receita de Curry de Couve-flor e Batatas por Hudson Mazeto
A culinária indiana é mesmo muito interessante. Sua riqueza de cores, aromas e sabores é tão intensa que nos proporciona um êxtase imediato. Este sabor complexo se dá pela construção dos sabores individuais que são adicionados meticulosamente em cada prato: doce, salgado, azedo, amargo,umami, entre outros. É muito comum, em várias receitas desta cozinha milenar, encontrar o mesmo ingrediente sendo usado de formas variadas no mesmo prato. Uma parte salteada, outra cozida inteira e outra liquefeita antes de ser adicionada ao caldo, tal como é feito com a cebola. Isto acontece justamente para enriquecer a variedades de estímulos palatáveis a cada garfada, ou melhor, a cada punhado (já que os indianos valorizam comer com a mão… direita).
Vários ingredientes são usados para reforçar sensações diferentes e complementares do paladar. Para o azedo, por exemplo, são utilizados o limão, o pó de manga verde (amchur), o tamarindo em pasta, entre outros. Escolhi uma receita tradicional da costa oeste da Índia para retratar o uso da cebola em dois momentos: salteada sozinha e misturada à pasta de especiarias e depois refogada com alho e gengibre. Ao ser aquecida por pouco tempo a cebola irá oferecer seu sabor mais ácido e picante. Ao ser refogada por mais tempo irá oferecer seu sabor caramelizado, mais adocicado. Tal receita também retrata a utilização do tamarindo para acrescentar o sabor azedo ao prato.
É um curry mas não vai “o curry”? Curry é um nome dado aos cozidos indianos (é o caso desta receita). Também é o nome dado ao conhecido Curry em pó(aquela mistura de especiarias de tom amarelo escuro, com sabor e aroma bem acentuados), sendo o mais difundido mundialmente o Curry de Madras. Por fim também é o nome dado à planta curry (que tem umas folhinhas bem interessantes).
Algumas dicas para esta receita:
– coco fresco, pode ser encontrado em feiras de rua, já descascado e ralado. Se quiser utilizar o leite de coco de garrafa e o coco ralado industrializado, tudo bem, mas aviso que o efeito é diferente.
– em uma receita tradicional a quantidade de pimenta poderia ser duplicada e até quadruplicada.
– a canela em rama pode ser ralada (como se rala a noz moscada), mas eu acho o gosto muito marcante e prefiro utilizá-la inteira apenas para liberar seus aromas no caldo. Se for ralar utilize bem menos, cerca de 2 cm.
– as folhas de curry são opcionais (já que são mais difíceis de achar), utilize folhas de louro caso goste.
– o tamarindo pode ser fresco, mas precisa extrair a polpa apenas. Você encontra a polpa do tamarindo em lojas de alimentos árabes ou chineses.
– se você gostar da couve-flor mais macia, coloque para cozinhar antes.
– sirva com arroz ou um bom pão;
Curry de Couve-flor e Batatas (porção para 8 pessoas)
Ingredientes:
Preparo:
1 – ferva 400 ml de água e coloque sobre 1 xícara do coco ralado dentro de um bowl médio, tampe e deixe descansar por 30 min., depois bata no liquidificador, coe e reserve o líquido;
2 – refogue o restante do coco ralado em uma frigideira com ½ col. (sopa) de óleo,durante 3-4 min., reserve;
3 – refogue metade da cebola em uma frigideira com ½ col. (sopa) de óleo, durante 2-3 min., reserve;
4 – em uma frigideira refogue, com ½ col. (sopa) de óleo, as pimentas, mostarda,fenogrego, cominho e cravo, durante 1 min.
5 – misture no liquidificador a cebola refogada, o coco refogado e as especiariasrefogadas. Adicione a cúrcuma, a páprica, o tamarindo e 100 ml de água. Bata até formar uma pasta.
6 – refogue em uma panela grande, com 1 e ½ col. (sopa) de óleo quente, o gengibre e o alho, durante 20 segundos. Adicione o restante da cebola e refogue por 8 min. ou até dourar. Adicione a pasta de especiarias, a canela em rama e as folhas de curry ecozinhe por mais 2 minutos. Adicione as batatas, couve-flor, um pouco de água e deixecozinhar por 6 min. Por fim, adicione o leite de coco e o sal, deixe cozinhar até chegar na consistência desejada. Se necessário adicione mais água.
por Hudson Mazeto – – www.cookandjoy.com.br /cookandjoy@gmail.com
Sou um entusiasta da culinária e amantes das especiarias. Participei de vários cursos técnicos de cozinha, administração e inovação em gastronomia. Atuo, desde 2004, em diversos setores ligados à alimentação: produção, cursos e eventos. Tenho focado meu trabalho em produzir e divulgar uma alimentação consciente, mais saborosa, saudável e responsável.