Publicado em 29/08/16

Receita de creme de mandioquinha com Shawarma, por Milena Sandoval

Creme de Mandioquinha

Adoro modificar receitas óbvias, dar uma pitada de algo a mais para transformá-la em uma singela viagem ao paladar! Há 1 ano tive a alegria de conhecer Israel, uma viagem extasiante em todos os sentidos (principalmente o paladar), e cujas imagens se tornaram inesquecíveis. E foi na minha primeira parada, a imponente Jerusalém, que conheci o Shawarma.

O Shawarma tem origem libanesa e nada mais é que uma mistura seca de temperos de sabor marcante e de um lindo avermelhado. Consiste caracteristicamente em: bastante cominho, cúrcuma, cravo, cardamomo, alecrim, gengibre, sementes de coentro e pimenta da Jamaica. No Oriente Médio, sua utilização é muito versátil, sendo utilizado principalmente para marinar a carne de cordeiro, que depois é assada, prato tradicional ao qual empresta seu nome.

Sendo um mix de deliciosas especiarias, nada nos impede de brincar com a imaginação, e utilizá-lo das mais diversas formas. E incorporá-lo a um dos nossos ingredientes mais típicos foi uma das maneiras que encontrei de relembrar uma grande viagem, de um jeitinho bem brasileiro!

Ingredientes:
Shawarma
Cebola
Manteiga
Pimenta calabresa
Tomilho limão
50g cogumelo portobello
4 mandioquinhas cozidas
Caldo caseiro de brócolis + tomate

Preparo:
Cozinhe as mandioquinhas em panela de pressão até estarem bem macias. Refogue a cebola na manteiga por 5 minutos e depois acrescente os cogumelos em fatias longitudinais, junto com o shawarma.

Deixe reforçar por mais 3 minutos e separe metade. Em um processador ou liquidificador, bata as mandioquinhas, acrescentando aos poucos o caldo, até atingir uma textura lisa e cremosa.

Junte o creme ao que restou dos cogumelos refogados e deixe cozinhar por mais 5min.
Desligue, acrescente pimenta calabresa e tomilho limão.

E agora, é só se esquentar!

Milena Sandoval

Médica, baiana nascida na Chapada Diamantina, fui menina que cresceu com o pé no chão, no meio de hortas e pomares e que sempre gostou de comer. Tudo! Hoje, tenho duas grandes paixões: viagem e culinária. E que delícia é juntar as duas coisas!

CATEGORIAS:
Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos