Publicado em 29/08/16
Receita Panzanella, por André Sadi
Panzanella
A Panzanella é uma salada extremamente refrescante e colorida originária da Itália, mais precisamente da região da Toscana, localizada no centro desse país maravilhoso. Servir refeições criativas e bonitas é característica predominante na Toscana. Fato curioso, o uso do sal nessa região é quase ausente, herança de confrontos do século XII, onde foi proibida a entrada do produto para Firenze (capital da Toscana). Além disso, o sal era utilizado como moeda de troca, ou seja, não se utilizava o “dinheiro” na comida. Apesar disso, os pratos são incrivelmente saborosos, utilizando ervas em abundância e muito cuidado na escolha dos ingredientes.
Para a produção da Panzanella aproveita-se o pão “amanhecido” para se misturar aos vegetais, ervas e especiarias. Por essa razão, a variedade de receitas e sabores é enorme. Os ingredientes constantes na maioria dos casos são: pão, tomate, azeite e manjericão. Existem muitas receitas que utilizam filé de anchova ou sardinha, agregando sabores diversificados ao prato.
É importante ressaltar que a quantidade dos ingredientes nessa produção é sempre a gosto. Não existe muito e nem pouco, certo e nem errado. O que importa é que agrade ao seu paladar. Minha versão dessa maravilha refrescante é essa:
Condimentos e especiarias:
– 1 dente de alho;
– 1 cebola roxa média;
– Manjericão a gosto (quanto mais, mais frescor!);
– Pimenta do reino preta moída na hora a gosto.
Demais ingredientes:
– 1 pepino japonês grande;
– 1 caixinha de tomate cereja (180g aproximadamente);
– 70ml de azeite;
– 30ml de vinagre de vinho tinto;
– Sal a gosto;
– 3 fatias generosas de pão italiano.
Modo de Preparo:
Cortar o pão em cubos grandes (aproximadamente 2cm x 2cm) e tostá-lo no forno até ficar crocante e levemente dourado.
Cortar o pepino em cubos médios, os tomates em 2 ou 4 pedaços (depende do tamanho, ideal é que fique próximo ao tamanho do pepino), a cebola em fatias bem finas e o alho bem picado. Cortar uma parte do manjericão bem fina e reservar o restante para decoração.
Preparar uma emulsão, misturando o azeite, o vinagre, a pimenta e o sal (se desejar, coloque pouco sal em homenagem aos toscanos).
Misturar todos os ingredientes e regar com a emulsão líquida para temperar. Finalizar misturando bem e acrescentando as folhas de manjericão inteiras.
Aproveite!
André Sadi
Farmacêutico formado pela Unesp Araraquara em 2012. Atualmente é estudante de gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, apaixonado pela gastronomia italiana, árabe e asiática. Músico e artesão nas horas vagas, sempre com tempo para viajar.