Publicado em 06/11/16
Mil Folhas (maravilhosas) de Batata, por Tássia Matos
Mil Folhas (maravilhosas) de Batata
Receitas com batatas são excelentes, devido ao seu sabor neutro permitem milhões de combinações extraordinárias. Não a toa a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo todo. A China é o maior produtor atualmente. Sua espécie é originária da Cordilheira dos Andes, onde começou a ser cultivada há cerca de oito mil anos. Sendo mais tarde levada para o mundo todo por colonizadores europeus. Atualmente existem milhares de espécies. E é praticamente produzida no mundo todo, contendo milhares de variedades. Tornando-se um alimento fundamental. A receita maravilhosa que trago hoje permite usar a criatividade. Eu costumo fazê-la com a batatinha inglesa tradicional. mas nada te impede de elaborar novas combinações.
Ingredientes
10 Batatas Médias;
2 Caixinhas de Creme de Leite;
1 Copo de Requeijão;
1 Ovo;
2 Colheres de sopa de Manteiga;
3 dentes de alho triturados;
200 gr de Cogumelo Paris;
300 gr de Parmesão Ralado Curry Indiano (muuuuuuito);
3 Pimentas dedo de moça picadinhas e sem sementes;
Pimenta do Reino e Sal a gosto.
Preparo
Corte os cogumelos em fatias finas. Leve a manteiga ao fogo baixo até derreter e refogue bem o alho e a pimenta dedo de moça. Adicione os cogumelos refogando até que fiquem macios. Reserve.
Fatie as batatas já sem casca no cortador mais fino. E reserve em um recipiente com água, para que não escureçam.
Vamos fazer o molho. Em outro recipiente adicione o creme de leite, o requeijão, o ovo, o curry, sal e pimenta, misture com um garfo até ficar bem homogêneo. Em uma travessa grande comece a montar, intercalando com o molho (camada fina) e cuidadosamente as fatias de batata, como uma lasanha, finalizando com o molho. Cubra com os cogumelos refogados e finalize com o parmesão. Leve ao forno pré aquecido em 200 graus (depende do forno) por 45 minutos em média, ou até dourar.
Por Tássia Matos
@tassiadematos / tassia.matos@metododerose.org
Empreendedora do DeROSE Method. Ama o que faz. Paixão incondicional por livros e boas conversas. Adora sorrir e escrever. Também ama cozinhar, experimentar, misturar e descobrir novos sabores. Acredita que cozinhar é uma demonstração de carinho, pois para ela, não há no mundo recompensa maior que o semblante de satisfação das pessoas ao provarem algo que ela tenha feito com carinho.