Publicado em 30/08/16
Receita de Cocottes de Aspargos, por Milena Sandoval
Em muitos países do mundo, atribui-se à população o consumo preferencial de algum vegetal típico. E ao contrário do que muitos pensam, nem só de batata e repolho se faz a mesa alemã. Tão logo o inverno acaba e a primavera está de volta, os alemães redescobrem seu legume preferido – o aspargo.
A FASCINAÇÃO DO ASPARGO
Foram os romanos que levaram os aspargos para além dos Alpes. Eles adoravam sua variação verde (a mais conhecida por nós, aqui no Brasil), que fazia parte de todos os banquetes e tornou -se até provérbio: quando algo devia acontecer com rapidez, tinha que ser “mais rápido que cozinhar aspargos”. Posteriormente esse legume verde e de gosto suave começou a ser cultivado em mosteiros, como planta medicinal. Hipócrates, médico grego, já propagava o aspargo como “remédio purificador do corpo”.
Rico em fibras, vitamina C e betacaroteno, ambos com propriedades antioxidantes, é umas das maiores fontes naturais de ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que já tem sua importância comprovada na prevenção de anencefalia, e anomalias fetais como lábio leporino e fenda palatina. No Brasil, sua utilização já é protocolada no primeiro trimestre da gestação, durante o pré-natal, afim de diminuir os riscos de defeitos do fechamento do tubo neural nos fetos em desenvolvimento.
Ainda sem comprovação científica, ao aspargo também é atribuído um efeito afrodisíaco, talvez em virtude de sua forma. De qualquer maneira, com poucas calorias, repleto de vitaminas e lindo de morrer, esse vegetal com multi-facetas culinárias merece ser conhecido, e consumido. Sou fascinada por ele e garanto que bons motivos não faltam para você introduzi-lo na sua alimentação!
Milena Sandoval
Médica, baiana nascida na Chapada Diamantina, fui menina que cresceu com o pé no chão, no meio de hortas e pomares e que sempre gostou de comer. Tudo! Hoje, tenho duas grandes paixões: viagem e culinária. E que delícia é juntar as duas coisas!
Especiarias
1 pitada de noz-moscada;
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes (para cada porção)
- 3 aspargos frescos
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Modo de Preparo
1. Corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Reserve as pontas para enfeitar a cocotte. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
2. Refogue os aspargos já cortados na manteiga, apenas por 2 minutinhos
3. Num ramequim (ou qualquer tigelinha refratária individual), coloque os aspargos fatiados, tempere com sal (lembre-se que o parmegiano já é salgado) e pimenta-do-reino. Aqui, vale acrescentar lascas de um bom parmegiano.
6. Quebre os ovos sobre a camada de aspargos Coloque o creme de leite sobre os ovos, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e rale um pouquinho de noz-moscada. Não precisa misturar.
7. Coloque a tigelinha dentro da assadeira com água no forno já pré-aquecido a 180 graus, e deixe assar por 20 minutos, caso goste da gema cremosa. Se quiser ela mais firme, deixe por mais 10 minutos.
Sirva com: Uma fatia de pão vai bem. Torradinhas também são uma boa opção, ou até uma saladinha de folhas verdes.