Publicado em 19/09/16
Cuca de banana por Tássia Matos
Trata-se de um bolo tradicional alemão. Na realidade há controversas sobre sua verdadeira origem, mas devido ao nome streuselkuchen, atribui-se o feito aos amigos germânicos. O que caracteriza a cuca são as 3 camadas; a massa, fruta ou geleia e a farofa, que ao assar dará o aspecto crocante à cobertura do bolo, daí a origem de seu nome. A receitinha que usei como base é herança de família. Adaptei para usar um pouquinho mais de condimentos e deixá-la mais interessante em sabores e aromas.
Ingredientes
- 4 ovos;
- 2 xícaras de açúcar;
- 3 colh. sopa de nata (se você não encontrar nata pode substituir por manteiga);
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colh. sopa de açúcar de baunilha;
- 2 Colh. chá de cardamomo em pó;
- 1 colh. sopa de fermento químico;
- 1 xícara de leite;
- 3 bananas
Farofa
- 1 colh. Sopa de canela em pó
- 6 colh de sopa de manteiga derretida (podendo variar… observe a consistência que deve obter a qual descrevo no modo de preparo…)
- 1 colh. chá de cravo em pó;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 xícara de farinha de trigo;
Preparo
Unte uma forma grande com manteiga e reserve. Pré aqueça o forno a 180 graus. Vamos deixar a farofa pronta. Então misture bem o açúcar, a farinha, a canela e o cravo. Aos poucos vá adicionando a manteiga derretida. Misture muito bem. Estará no ponto correto quando começar a formar bolinhas firmes. No início você pode usar um garfo para misturar. Depois é melhor com as mãos.
Corte as bananas em rodelinhas fininhas e reserve juntamente com a farofa. Bata as claras em neve e reserve. Misture as gemas, os açúcares, o cardamomo e a nata. Mexa até que fiquem bem homogêneos. Adicione o leite e novamente misture bem. Aos poucos e sempre mexendo, vá acrescentando a farinha, cuidadosamente. Caso precise adicione mais leite para obter uma boa consistência. Finalmente adicione as claras em neve e o fermento. Despeje a massa na forma e cubra com as bananas. Depois a farofa. Leve ao forno. O tempo em forno depende muito. Em média deixo assar por 40 minutos. Mas neste caso vale a dica do palitinho na massa pra saber se está assada. A farofa em cima deve estar douradinha.
Para apreciar a cuca, nada melhor que um bom café! Bom apetite!
Por Tássia Matos @tassiadematos /tassia.matos@metododerose.org
Empreendedora do DeROSE Method. Ama o que faz. Paixão incondicional por livros e boas conversas. Adora sorrir e escrever. Também ama cozinhar, experimentar, misturar e descobrir novos sabores. Acredita que cozinhar é uma demonstração de carinho, pois para ela, não há no mundo recompensa maior que o semblante de satisfação das pessoas ao provarem algo que ela tenha feito com carinho.