Publicado em 21/05/24

Mais que ilhas paradisíacas, San Blas tem cultura forte e inspiradora – Coluna Vida Simples

san blas

Mais que ilhas paradisíacas, San Blas tem cultura forte e inspiradora
Conheça os Gunayalas, sociedade matriarcal as ilhas de San Blas, no Panamá. A comunidade indígena é também marcada por forte cultura.

Os Gunayalas são uma comunidade étnica indígena que atualmente reside na República do Panamá. No entanto, décadas atrás, estavam isolados nas densas florestas do Istmo de Darien, na fronteira com a Colômbia.

Com a separação entre Panamá e Colômbia no início do século 20, começaram a migrar para a costa e o arquipélago de ilhas no litoral Atlântico, conhecido internacionalmente como San Blas. Hoje, por legislação, essa área é reconhecida como uma Comarca autônoma dos Kunas, resultado da revolução Tule de 1925.

De acordo com o último censo de 2023, indígenas formam quase 18% da população do país, totalizando quase 700 mil pessoas, dos quais os Gunayalas representam um pouco mais de 32 mil indivíduos.

A sociedade matriarcal nas ilhas de San Blas
Em geral, são os homens que garantem o suprimento alimentar, porém, entregam tudo às mulheres, especialmente à mãe do clã ou matriarca. Já as mulheres preparam e distribuem a comida para o clã, sendo vistas como as provedoras familiares.

A ordem social Kuna é matrilinear e matrilocal, onde se traça o parentesco através da linhagem feminina. Mulheres ligadas por laços de sangue vivem juntas na casa de suas mães, enquanto seus irmãos e filhos mudam-se para as residências de suas sogras.

leia artigo completo no aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos