Publicado em 01/10/24
15 de outubro de 1542, Nasce Akbar, o Grande
Um dos mais gloriosos soberanos da Índia, Akbar tinha em seu sangue a fúria de seus antepassados carregando uma genética uma privilegiada vinda de Gengis Khan e Tamerlán. Akbar nasceu em 1542, mais precisamente em 15 de outubro, e tratava-se do terceiro imperador de linguagem mugol que reinava sobre a Índia, seu avó foi Babur o primeiro conquistador que havia superado os hindus inacreditavelmente em um batalha desigual onde o sultão de Délhi com 100 mil combatentes e milhares de elefantes foi superado por parcos 20 mil bem preparados soldados pelo avó de Akbar.
Seu pai Humayun após assumir o poder, perdeu uma batalha e se exilou por mais de 15 anos fora da Índia, em 1544 reconquistou Kabul onde celebrou a circuncisão do pequeno Akbar então com dois anos. Em seu retorno exílio a Índia, uma queda acidental em um escadaria em sua biblioteca fez o pai de Akbar falecer, deixando o ameaçado trono para o jovem garoto.
Após um breve regência, o jovem Akbar acudiu ao trono e início uma política e expansão e conquistas para todo o norte da Índia e fora dela. Seu governo ficpu conhecido pela tolerância religiosa fato que lhe permitiu desfrutar de uma relativa estabilidade política e social. Audacioso, resolveu construir sua nova capital chamada de Fathepur Sikri- a cidade da vitória – um complexo luxuoso de templos e edificações que ainda resistem ao tempo, suas construções feitas em pedras vermelhas, típicas da região ainda impressionam os turistas e nos fazem questionar o porquê daquela cidade ter sido abandonada.
Por André Mafra