Publicado em 02/05/21
Rita Lobo viajando na maionese? Rita explana com clareza os conceito do que é uma alimentação de verdade
Rita neste última semana entrou em uma polêmica por conta de uma resposta que sobre um questionamento do uso de ingredientes alternativos para o preparo de uma maionese.
“Não podemos cortar a relação de prazer com a a alimento”
A questão foi a seguinte: Pq vc ñ (abreviações que estavam na pergunta) ensina maionese com óleo de coco e iogurte, em vez de gema e óleo? E a resposta foi: 1) Pq não é maionese 2) trate seu distúrbio alimentar. 1) Maionese é gema de ovo, óleo e limão ou vinagre. A resposta foi dura? Foi, mas é verdadeira, ela ten razão. Ministro diversos cursos sobre alimentação e sobre o uso de especiarias e neles sempre enfatizo que a prioridade de uma boa alimentação é em primeiro lugar o sabor. Mas vez ou outra, passo pelas mesmas questões da ex-modelo.
Vou dar dois pequenos exemplos, o primeiro são os samossas, tratam-se dos deliciosos pastéis da culinária indiana recheados com batata, ervilha e especiarias e por fim são fritos. Respeito que adapta a receita e opta por assar os pastéis, o ato de assar é realmente mais saudável do que fritar, mas samossa assada não é samossa, é outra coisa.
“Você transformou comida de verdade em inimigo.”
O mesmo ocorre com o chai, o chá indiano também com especiarias, trata-se de uma mistura de leite, açucar, chá preto, cardamomo, canela e outros. Resolve-se então fazer chai, sem leite, com açucar mascavo, sem chá preto e assim vai… As mudanças são válidas? Se forem necessárias, sim, mas não chame pastel assado de samossa e nem chá com leite de amêndoas de chai.
Na matéria colocada acima, Rita Lobo segue alertando sobre os perigos dos modismos alimentares e a relação da indústria que muitas vezes fatura gerando produtos sem lactose, sem glúten, mas ultra processados…
Bela matéria, clareza de idéia e bom senso. Gostei muito.
por André Mafra