Publicado em 27/09/16
Quem não gosta de empanadas? Por Milena Sandoval
Embora haja uma eterna disputa entre os países de língua hispânica da América do Sul sobre quem criou, e de quem são as melhores empanadas, na realidade elas têm sua origem no Oriente Médio, onde até os dias de hoje as esfihas (fatayers) são destaque na culinária árabe popular.
Provavelmente vindas da antiga Pérsia, atual Irã, e levadas para a Península Ibérica por Tariq ibn Ziyad, durante a tomada do Estreito de Gibraltar, em 711 d.C, na Espanha as esfihas tiveram seu preparo modificado acrescentando-se algum tipo de gordura na massa (antes preparada apenas com farinha e água) e substituindo-se o recheio, originalmente de carne de cordeiro, por ingredientes típicos da região, sempre mantendo o cominho, mas agora com a participação da páprika e algum tipo de pimenta.
O modo de fechamento da massa também muda, nascendo assim as tão conhecidas empanadas (in-panis = encerrar um alimento dentro de uma massa fechada). Elas atravessam o Atlântico com os conquistadores espanhóis e tornam-se uma das celebridades da gastronomia latino-americana, tendo destaque no Chile, Bolívia, Venezuela e Argentina, mas é nesta última que reina absoluta.
Essa semana não vou dar receitas. Ao invés disso vou compartilhar minhas experiências de provar as famosas empanadas argentinas e deixar algumas dicas para sua trip. Em maio deste ano fiz uma viagem pela província de Salta, no norte da Argentina, e foi em uma de suas pequenas cidades, Cachí, que tive minha primeira experiência com a verdadeira empanada salteña. Ainda pouco explorada por turistas, essa cidadezinha, quase um vilarejo, rodeada por montanhas imponentes, esconde maravilhas naturais e é uma verdadeira imersão a cultura andina. Recém-chegada, morrendo de vontade de provar as delícias locais, me enfiei em uma “biboquinha” que anunciava EMPANADAS assadas no forno à lenha, tradição local. E, embora humildes, eram deliciosas! Infelizmente, não guardei o endereço desse singelo estabelecimento com um proprietário extremamente simpático e gentil, mas visitando este pequeno tesouro que é Cachí, com certeza você vai ter inúmeras oportunidades de provar suas empanadas.
Passado pouco tempo, voltei a terra de “los hermanos”, e agora hospedada na charmosa Buenos Aires, tinha como um dos meus principais objetivos gastronômicos, provar as empanadas porteñas do El Sanjuanino. Sempre pesquiso sobre o que e onde comer nos meus destinos de viagem, e esse nome, que já foi destaque até no The New York Times, estava no top da minha lista. E foi em uma madrugada, depois de um espetáculo de música clássica com amigos e enfrentando longas 8 quadras de salto alto, incômodo que apenas outra mulher pode entender, que finalmente encontrei meu objetivo em meio a Recoleta, e pude me deliciar com 3 empanadas SENSACIONAIS!!! Cebola cremosa, choclo e napolitana… Por elas, andaria tudo novamente! E se fosse você, não deixaria de prová-las na sua próxima parada na capital argentina.
Passeando um pouco mais, no Mercado de San Telmo, você também pode experimentar a estrela da culinária porteña na barraca da Tucumana. Confesso que já havia almoçado e não consegui provar as empanadas desse cantinho, tão bem recomendado pelo blog Destemperados, de onde sempre tiro ótimas sugestões de lugares incríveis para se comer bem, mas se eles indicam, com certeza vale a pena! Segue o link: www.destemperados.com.br
E assim espero tê-los deixado com ótimas dicas e com muita vontade de viajar e, claro, se empanturrar de todos os tipos de empanadas.
Só lembrando que, se você é daqueles que detesta ter cara de turista, não cometa o pecado de comer suas empanaditas com garfo e faca. É assim que o “gringo” é reconhecido de longe. Como toda boa delícia, empanadas se comem com a mão!
Milena Sandoval
Médica, baiana nascida na Chapada Diamantina, fui menina que cresceu com o pé no chão, no meio de hortas e pomares e que sempre gostou de comer. Tudo! Hoje, tenho duas grandes paixões: viagem e culinária. E que delícia é juntar as duas coisas!
Excelente matéria Dra. Milena! Me dá água na boca, além de me fazer voltar no tempo e relembrar do belo passeio que fiz em Buenos Aires.
Agora ficou faltando provar das suas empanadas, fico no aguardo do convite…rs…bjs
Obrigado!
Uauuu!!! Comeria empanadas agora! Além de amar, toda a história me deixou mais apaixonada!