Publicado em 28/04/17

Quando conheci o spice coffee, mistura de especiarias para café

_mg_7580

As especiarias em Akko (atual Acre) em Israel – um pouco da minha trip em Israel

foto: @carolinafarahfotografia

Acre foi a cidade mais importante na história de Outremer, ou seja, o reino europeu que existia na Terra Santa. Tratava-se do local mais seguro para o desembarque de peregrinos cristãos em direção a Jerusalém, uma enseada.

Como todos souks ou bazares que conheci em minhas viagens, o de Akko é o menor, mas, ao mesmo tempo, o mais charmoso. Em suas ruelas estreitas, lojas de quinquilharias, brinquedos, temperos, peixes, frutas, calçados e tudo o mais que você possa imaginar compõem o cenário do que seria viver na Idade Média, misturado com as tranqueiras de uma conhecida rua de São Paulo, a 25 de março. Citando Amim Maalouf trata-se de uma colmeia que zumbe assim há séculos.

Mafra e Hamudi em Akko
Mafra e Hamudi Kurdy em Akko

Após almoçar no Hummus, restaurante que carrega a fama de servir o melhor hommus do mundo[1], a Milena, minha companheira de viagem, me apontou uma curiosa loja de esquina. Expostas estavam especiarias, peças antigas, cabaças penduradas, balanças, pilões e, sobre o balcão, vários potes com condimentos. Conheci Hamudi Kurdy, proprietário da loja, que gastou horas de sua tarde para nos explicar sobre seus mix de temperos, enfatizando que seus ingredientes e proporções eram segredo. Ele só nos apresentou o açafrão, guardado a sete chaves em um baú onde estava escrito “Paris”, após muita conversa. Também nos ofereceu os cafés “temperados”, chamados de spice coffee, uma mistura preparada especialmente por ele. Seus ingredientes principais são: cravo, canela, cardamomo e um pouco de gengibre, tudo em pó, sendo que o aroma predominante é o da canela e do cardamomo. Uma das melhores misturas que experimentei para turbinar o tradicional cafezinho. Além de gostoso é simples de preparar: acrescente uma medida das especiarias para o triplo de pé de café. Do resto, a água se encarrega.

Enfim, deixei a loja de Hamudi e segui meu caminho em direção à cidadela dos cruzados com um monte de sacolas, carregadas de condimentos que iriam perfumar minhas roupas na mala até a chegada no Brasil.

[1] O restaurante não tem cardápio e as opções são variações de homus servidas com pães e picles. Localização: Hummus Said, Old City Market em Acre, Israel – +972-4-9913945, ou na internet no site www.akko.org.il/en/Hummus-Said

Por André Mafra

 

CATEGORIAS: Cruzadas,Israel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor
Mafra lake

Andre Mafra

  Estudioso da área de culinária desde 2010, dedica-se a pesquisar e estudar sobre alimentação e especiarias. Realizou viagens aos… Continue lendo.

Instagram Prof. André Mafra

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

Tópicos recentes

Arquivos